Blog

Treine seu discurso antes de negociar com investidores

/

Como você abordaria um investidor para apresentar a sua oportunidade de negócio? Como seria o seu discurso de venda? Qual a contrapartida que você proporia ao investidor em troca do investimento? Por que o investidor deveria investir no seu negócio e não no da concorrência? Quando o investidor verá o retorno do investimento acontecer?

Estas são perguntas chave que você precisa saber responder antes de abordar eventuais capitalistas interessados na sua empresa em fase inicial ou em crescimento. Atente para algumas dicas essenciais que o ajudarão neste processo:

Simule apresentações cronometradas

Tenha um discurso de venda bem preparado e treine sua apresentação. Use o plano de negócios como base e simule apresentações de 5, 15 e 30 minutos. O conteúdo exposto deverá sempre parecido, pois o que os diferencia é o seu detalhamento.

Saiba responder sobre aspectos fundamentais

No discurso de venda você precisa tratar de alguns aspectos fundamentais. A ideia ficará mais clara se você tiver preparado um plano de negócios. Saiba responder:

  • Qual a oportunidade que deseja perseguir ou o problema a ser resolvido?
  • Qual a solução para o problema ou a abordagem que será dada à oportunidade?
  • Quanto de recursos será necessário?
  • Quais os benefícios e os retornos que serão obtidos?
  • O projeto tem apoiadores/parceiros estratégicos que darão suporte?
  • Quais são os riscos e como os mesmos serão mitigados/gerenciados?

Acerte a contrapartida

Nunca ofereça a contrapartida de 50% do negócio em troca do investimento, a não ser que o plano de negócios mostre que o valor investido na empresa representará metade do valor do negócio. Não cometa o erro de oferecer mais do que o necessário ou menos do que o aceitável.

Os investidores poderão desistir do acordo se perceberem que você não entende o processo de negociação ou, o pior, poderão conseguir um ótimo acordo enquanto você dilui consideravelmente a sua participação.

Lembre-se: o investimento inicial é apenas o começo. Se sua empresa crescer rápido é provável que você precise mais investimentos e eventualmente faça uma nova rodada de captação junto a investidores. Quanto menos você diluir sua participação no início, mais poder de barganha terá no futuro!

Esta coluna foi escrita com base no livro “Seja dono do próprio nariz”

Compartilhe