Blog

Questões primordiais da nova empresa

/

Não, você não entendeu errado… Quando sua empresa passa da primeira fase de crescimento é como se você tivesse uma nova empresa para gerir. Com isso, novas premissas, regras, processos etc. serão necessários.
O cuidado que se deve tomar quando a empresa cresce é o de não confundir processos bem organizados e regras com excesso de burocracia. A burocracia é essencial em qualquer negócio, pois permite o controle necessário para que a empresa desenvolva suas atividades de forma organizada.

O problema é que em muitos casos as empresas criam procedimentos que engessam as suas engrenagens. Atente para as seguintes necessidades que precisarão ser atendidas quando você estiver à frente da nova empresa:

  • Formalização do planejamento estratégico e desenvolvimento dos planos tático e operacional
  • Implantação de um sistema de planejamento/controle financeiro que permita o acompanhamento de todas as ações da empresa
  • Formalização do organograma e da estrutura funcional
  • Implantação de plano de sucessão e de carreira para todos os funcionários
  • Desenvolvimento de métricas de desempenho para as diversas áreas/setores e para cada funcionário
  • Mapeamento dos processos de negócio e implantação de um sistema de gestão empresarial
  • Implantação de sistemas da garantia da qualidade
  • Políticas de investimento em novos produtos/serviços e em inovação

Como se pode notar, nesse momento você não estará mais gerenciado um pequeno negócio. Agora, deverá implantar uma gestão profissional para desenvolver cada vez mais a sua nova empresa.

Não há receita pronta para colocar isso tudo em prática, mas se você estiver cercado de pessoas experientes, que já tenham passado por algo parecido, o processo pode ser mais facilmente implantado. Atente para ter uma equipe gestora que entende como fazer essa transição e passe a gerir o seu grande novo negócio.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe