Blog

Saiba por que o fluxo de caixa é o rei do seu negócio

/

A gestão do fluxo de caixa é a atividade mais importante que o empreendedor deve desenvolver a partir da abertura da empresa. Gerir o caixa envolve o desenvolvimento e o acompanhamento de atividades cruciais para a empresa, tais como a análise de investimento, o que comprar, quando e como pagar, e o que vender, como parcelar e quando desistir da venda.

As informações de entrada e saída do dinheiro ao longo do tempo resumem bem a gestão do caixa no curto, médio e longo prazo.

Evite fazer dívidas sem antes ter uma gestão organizada do fluxo de caixa da empresa. Não saia comprando sob qualquer condição de pagamento, pois talvez mais importante que o preço a ser pago são as condições que você negociou para fazer o pagamento. O mesmo ocorre com as vendas.

Muitos empreendedores se empolgam e fazem de tudo para concretizarem uma venda, parcelando de forma convidativa para os clientes. Isso pode atrair mais clientes, mas você deverá ter caixa para manter a empresa funcionando enquanto os pagamentos dos clientes não são feitos.

Muitas empresas quebram não porque não vendem, mas porque vendem demais e de forma desorganizada, ficando com “buracos” no caixa, o que as leva a buscar ajuda desesperada em bancos para conseguir capital de giro. O capital de giro é um recurso de curto prazo e o mais caro de se obter, pois os bancos cobram taxas altíssimas para lhe emprestar.

Toda empresa iniciante (e também as já estabelecidas) deve ter um sistema de gestão que contemple um módulo específico de gestão do fluxo de caixa. Há vários fornecedores no mercado de sistema de gestão empresarial e alguns deles oferecem soluções customizadas ou específicas para ramos de negócios.

O empreendedor deve considerar a análise destas soluções como parte importante do seu trabalho de pesquisa antes mesmo de abrir a empresa. Trata-se de um investimento que vai auxiliar na gestão e organização de sua empresa.

No mundo dos negócios e em especial das empresas em fase inicial de desenvolvimento sempre vale o ditado “Se o caixa não for tratado como Rei na sua empresa, logo você não passará de um simples súdito suplicando ajuda aos donos do dinheiro”.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe