Blog

Para sua empresa atrair investimentos, ofereça contrapartidas

/

Se você busca dinheiro para o negócio em fontes alternativas que não os seus próprios recursos ou os da família (ex.: investidores, fundos de investimento e programas do governo) é importante que você mostre as contrapartidas que serão oferecidas por você e sua empresa.

Isso acontece porque esse tipo de investimento não é dívida, ou seja, quando investidores colocam recursos na sua empresa eles estão assumindo o risco do negócio junto com você.

Se a sua empresa crescer e gerar lucros, todos ganham. Se acontecer o contrário, a empresa não crescer e for necessário seu fechamento, todos perdem, mas você não terá dívida com os investidores. Essa é a diferença entre buscar investimento ou financiamento.

Contrapartida pode ser participação no lucro

Quando você busca investimento, geralmente a contrapartida oferecida ao investidor é uma participação no negócio. Essa participação é calculada a partir do plano de negócios da empresa, da quantidade de recursos que você precisa, da perspectiva de crescimento do negócio e de como este recurso será administrado.

No caso dos vários programas de fomento à inovação do governo brasileiro, as contrapartidas são geralmente ligadas ao crescimento do negócio e à geração de empregos.

Se sua empresa crescer você pagará mais impostos (em volume de recursos) e contratará mais pessoas, o que justifica o governo investir recursos até a fundo perdido (não reembolsável) em micro e pequenas empresas inovadoras.

Você já pensou nas suas contrapartidas? Não adianta apenas falar que tem uma ótima oportunidade, é necessário mostrar o que o outro lado vai ganhar em troca de lhe conceder o investimento!

*Esta coluna foi escrita com base no livro “Seja dono do próprio nariz”

Compartilhe