Blog

Saiba onde conseguir recursos para criar o próprio negócio

/

Apesar de o dinheiro não ser o único ingrediente importante para o empreendedor colocar sua ideia em prática, quem pensa em empreender precisa conhecer as principais fontes de recursos existentes no Brasil para colocar uma empresa em atividade. Se você acha que os bancos são a fonte principal, está muito enganado.

A resposta é a mais óbvia possível: a principal fonte de recursos para o início de qualquer empresa é o bolso do empreendedor, ou seja, os recursos próprios. E não pense que se trata de um fenômeno brasileiro. Isso acontece na maioria dos países e tem uma explicação, já que no início de qualquer negócio os riscos são maiores e é mais difícil você convencer desconhecidos a apostar no seu projeto.

Os bancos são a segunda opção mais comum, mas geralmente exigem garantias reais para emprestar dinheiro para empresas em fase inicial, ou seja, se você não tiver patrimônio/ativos que garantam o pagamento caso a empresa não o faça, o banco não lhe emprestará o dinheiro.

Em terceiro lugar encontram-se os parentes e amigos, que acabam sendo uma fonte próxima do empreendedor. Estas pessoas geralmente emprestam dinheiro para auxiliar o empreendedor, sem analisar com critérios técnicos a oportunidade de negócios. Na verdade, é como se colocassem dinheiro em você e não no negócio, pois querem ver o seu sonho se concretizar.

Caso você não tenha recursos próprios, não tenha garantia a apresentar aos bancos, e não tenha amigos e familiares que possam lhe ajudar, qual seria a alternativa?

Não se desespere, pois se o seu projeto de empresa for inovador, estiver bem estruturado (com um plano de negócios, por exemplo) e mostrar grande potencial de crescimento você poderá tentar conseguir recursos de fontes alternativas.

As principais são os investidores pessoa física, também conhecidos como anjos, os bancos de investimento e até mesmo os programas de inovação do governo, que têm disponibilizado recursos consideráveis para micro e pequenas empresas. Nas próximas colunas falarei mais a respeito, mostrando como entrar em contato com tais fontes.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Seja dono do próprio nariz”

Compartilhe