Blog

Saiba a hora de deixar o comando da empresa para se dedicar a novos negócios

/

Você já imaginou construir uma empresa passo a passo, colocá-la nos trilhos, atingir o sucesso e depois sair de cena? Parece uma situação inusitada e que não é tão comum aos empreendedores brasileiros, já que muitos ainda têm um senso de controle que os leva a se sentir imprescindíveis.

Mas vários empreendedores já provaram o sabor dessa experiência, que não tem nada de amarga. Trata-se de construir e deixar um legado e observar a “cria” andar com as próprias pernas, adquirir independência, enquanto você se dedica ao desenvolvimento de outras “crias”, outras atividades, outros negócios, outros sonhos.

O importante é saber decidir se chegou o momento de sair de cena ou se ainda é necessário bater ponto diariamente na empresa.

Para ter certeza se o momento chegou, comece a fazer alguns testes, ausentando-se por dias, depois semanas e então períodos maiores da empresa. Se o resultado do negócio não mudou ou melhorou, é sinal que você não é mais tão necessário. Isso não tem nada de ruim, pois você finalmente terá liberdade e tempo para se dedicar a outras atividades.

Se ocorreu o contrário, ou seja, se a empresa ficou estagnada, sem comando, sem rumo, significa que você não preparou adequadamente seus sucessores e sua presença ainda é imprescindível.

Isso pode ser positivo apenas se a empresa ainda estiver em fase de desenvolvimento, nos primeiros anos de vida. Caso a empresa já esteja consolidada no mercado, pode mostrar uma fraqueza ou falha de gestão.

Lembre-se: ninguém é eterno, por isso você precisa aprender a passar o bastão e inspirar outros a seguirem o que você acredita. Desta forma garantirá a longevidade do negócio, mesmo quando você não estiver mais presente.

Caso contrário, ao sair de cena, as cortinas podem se fechar não só para você, mas também para a sua empresa e a todos que dela dependem.

*Esta coluna foi escrita com base no livro “Seja dono do próprio nariz”

Compartilhe