Blog

Descubra se sua ideia é uma oportunidade

/

Em empreendedorismo, ideias surgem a todo o momento. Mas o que importa de fato é a oportunidade. Como saber se uma ideia pode ser uma oportunidade é a primeira tarefa a qual todo empreendedor interessado em criar uma nova empresa deveria se envolver com afinco.

Mas, para isso, o empreendedor precisa conhecer métodos que o auxiliem na resolução da tarefa. Além do método efectual, tratado na última coluna, o método mais indicado para a maioria dos negócios é o conhecido como 3M, ou Modelo de Timmons, por ter sido criado pelo professor do Babson College Jeffry Timmons.

Para entender o modelo 3M, o empreendedor precisa ter em mente que qualquer oportunidade deve ser analisada, pelo menos, sob os seguintes aspectos:

Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Note que as cinco perguntas abordam questões chave de um negócio: mercado, viabilidade econômica, diferencial competitivo (estratégia), equipe empreendedora (“o empreendedor não é uma ilha”)…

E, talvez a mais importante, você está realmente 100% comprometido e com a vontade necessária para transformar esta oportunidade em negócio?

Essas perguntas formam a base do check-list que compõe o 3M, apresentado a seguir, na forma de um roteiro. Os 3Ms  são definidos como “Demanda de Mercado”, “Tamanho e Estrutura do Mercado” e “Análise de Margem”.

Ao analisar o primeiro “M”, Demanda de Mercado, o empreendedor deve procurar responder às seguintes questões:

Qual é a audiência-alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? Os clientes estão acessíveis? Como os clientes veem o relacionamento com a sua empresa? O potencial de crescimento deste mercado é alto? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo?

O segundo “M”, Tamanho e Estrutura do Mercado, está relacionado a outras questões críticas, listadas a seguir:

O mercado está crescendo, é emergente, é fragmentado? Existem barreiras proprietárias de entrada, ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Quantos competidores/empresas-chave estão no mercado?

Eles controlam a propriedade intelectual?  Em que estágio do ciclo de vida está o produto? Qual é o tamanho do mercado (em reais) e o potencial para se conseguir uma boa participação de mercado?

Como é a cadeia de valor do setor? Quais são as tendências e que eventos influenciam os cenários para o futuro do setor onde está sua empresa?

Finalmente, ao “M” de Análise de Margem aplicam-se as seguintes questões: Quais são as forças do seu negócio? Qual a margem de lucro típica de uma empresa desse setor? Quais os custos típicos de uma empresa desse setor?

Qual o investimento inicial mínimo? Qual a previsão de prazo para retorno do investimento inicial nesse setor?

Os 3Ms são abrangentes e envolvem questões críticas que, se respondidas e bem entendidas, com certeza serão úteis na avaliação e seleção das melhores oportunidades para serem desenvolvidas e capitalizadas pelo empreendedor.

Esta coluna foi escrita com base no livro Empreendedorismo para visionários.

Compartilhe