Blog

Empreendedor precisa gostar de números

/

Como você levará seu negócio ao sucesso se não gostar de números? Afinal, as métricas mais usadas para identificar se uma empresa está dando certo são os números que mostrarão informações como receita, lucro, prejuízo, retorno do investimento etc.

Parece piada, mas muitos empreendedores se perdem totalmente quando o assunto são os números do negócio. Não só porque não planejaram adequadamente, mas porque não sabem interpretar as informações que o negócio fornece.

Em todas as fases de um negócio, mas principalmente no início, o empreendedor precisa fazer cenários, contas, previsões de crescimento, análise de riscos etc. Para isso precisa conhecer pelo menos o básico de algumas técnicas de análise financeira.

Se este não é o seu caso, considere como uma lição de casa, antes de começar a empresa, frequentar um curso de fluxo de caixa e análise financeira ou de investimentos. Tratam-se de pré-requisitos essenciais para a tomada de decisão nos negócios.

Não pense que o seu diretor financeiro (que muitas vezes é alguém da família que também não entende tanto do assunto) deve ser o único responsável por esta atribuição na empresa.

Empreendedores de sucesso sabem ler as informações financeiras da empresa, mesmo não sendo especialistas no assunto. Como você pode tomar uma decisão sem saber como a mesma poderá afetar financeiramente sua empresa?

Você não precisa ser um especialista em finanças e análise de investimentos, mas precisa conhecer o assunto de forma mínima até para não ser enganado. Não terceirize algo que é sua atribuição como empreendedor: pensar e tomar decisões.

Se você realmente não gosta de números e não se sente à vontade à frente de uma planilha financeira, repense sua estratégia empreendedora, pois você pode cometer erros graves e perder oportunidades de crescimento para o seu negócio, além de correr riscos não calculados.

Esta coluna foi escrita com base no livro Empreenda (quase) sem dinheiro.

Compartilhe