Blog

Empreendedores têm menos chances de arrumar emprego

/

Um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores de diferentes universidades europeias mostra que aqueles que estão envolvidos com uma experiência empreendedora como donos do próprio negócio têm menos chances de ser convidados a uma entrevista de emprego para cargos assalariados.

O resultado é de certa forma surpreendente, haja vista o mundo corporativo demandar, cada vez mais, executivos que tenham o chamado “perfil empreendedor”.

Se você conversar com recrutadores de agências especializadas em recrutamento e seleção de executivos, a maioria dirá que a experiência como empreendedor do próprio negócio só contará pontos quando você se candidatar a um emprego, já que é esse o perfil que as corporações buscam nos dias atuais.

Porém, o estudo realizado por Philipp Koellinger, Julija Mell,e Irene Pohl da Erasmus University em Roterdã; Christian Roessler da University of Vienna; e Theresa Treffers da Munich School of Management, traz dados intrigantes e que derrubam essa tese até então aceita de maneira natural pelas pessoas.

O estudo Self-Employed But Looking: A Labor Market Experiment será apresentado na Annual Meeting of the Academy of Management agora em agosto e mostra que os empreendedores do próprio negócio que se candidataram a uma vaga nas mesmas condições que aqueles empregados em empresas receberam 63% menos respostas positivas.

Segundo os autores, há algumas hipóteses que podem explicar tal resultado:

  1. há uma discriminação irracional por parte dos recrutadores;
  2. as qualidades que levam ao sucesso como empreendedor do próprio negócio (por exemplo, assumir risco) diferem daquelas que levam ao sucesso como executivo;
  3. grandes empresas requerem diferentes habilidades políticas e sociais se comparadas às pequenas empresas.

Apesar de serem apenas hipóteses e não explicar o resultado, a conclusão mais clara do estudo é que ter uma experiência prévia como empreendedor do próprio negócio pode ser um sinal negativo se você está em busca de um emprego como assalariado.

Apesar de o empreendedorismo ser um tema recorrente no mundo corporativo, parece que ainda há muito a ser feito para se tornar uma prática e não apenas discurso.

Esse é um dilema enfrentado por muitas empresas que buscam no empreendedorismo corporativo a solução para seus problemas de crescimento.

Porém, se a empresa não tiver uma cultura empreendedora disseminada por toda a organização, dificilmente os resultados acontecerão.

Compartilhe