Blog

Empreendedores fazem projeções econômicas mais precisas

/

O típico empreendedor é uma pessoa otimista que sempre imagina o futuro melhor que o presente. Naturalmente, isso se reflete nas projeções dos resultados financeiros que faz para sua empresa.

Essa reputação dos empreendedores acaba por rotulá-los como pessoas que muitas vezes exageram em sua visão de futuro, que são sonhadores, assumem riscos de maneira irracional e, por isso, deveriam ter mais o pé no chão.

Porém, um estudo recente publicado por Walter Frick (Entrepreneurs Don’t Have an Optimism Bias) parece contradizer essa ideia e, pelo contrário, mostra que os empreendedores são bons em projeções econômicas.

O otimismo do empreendedor parece ter suas vantagens. A partir de uma pesquisa realizada com cidadãos suecos de 1996 a 2009, as pessoas que não são funcionários de empresas fizeram previsões mais precisas sobre a saúde da economia e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Para chegar a essa conclusão, foi feita uma comparação com as previsões daqueles cidadãos considerados menos empreendedores (e mais pessimistas).

Qual a conclusão do pesquisador responsável? Que mesmo sabendo que os empreendedores são notoriamente otimistas e muitas vezes não realistas sobre suas previsões para o próprio negócio, eles são bons para prever o futuro da economia.

Isso tem o seu lado positivo, pois se o pessimismo imperasse na vida dos empreendedores as ideias de negócio mais inovadoras simplesmente deixariam de existir, pois ao surgir qualquer desafio muitos desistiriam de superá-lo.

Hoje em dia, é comum observar notícias sobre os problemas econômicos do país e do mundo, do cenário cinzento que se apresenta para o futuro (pelo menos na visão dos economistas).

Para aqueles que querem empreender, isso pode ser um alerta para pisar no freio. Ou o contrário, já que são notórios os casos de empreendedores de sucesso que começaram seus negócios em épocas de crise.

Se você pensa em montar seu negócio agora ou nos próximos meses, leve em consideração que, apesar do baixo crescimento econômico do país, há muita oportunidade para ideias inovadoras no mercado brasileiro e no exterior.

O mundo continuará a premiar os empreendedores criativos e inovadores com o sucesso, mas para isso o empreendedor precisa perseverar e ser otimista, sem esquecer, naturalmente, de preparar-se para a jornada e de pensar grande!

Compartilhe