Blog

Ambientes bagunçados estimulam a criatividade

/

O que fazer para a criatividade aflorar na empresa? Esse é um desafio que empresas de todos os portes se deparam nos dias atuais, pois acreditam que colaboradores mais criativos estarão mais propensos a inovar.

E a inovação é um imperativo raramente questionado quando o assunto é a busca de diferencial competitivo. Com esse pano de fundo como premissa, experimentos têm sido feitos para tentar criar um ambiente mais propício à criatividade nas empresas.

Pesquisadores liderados por Kathleen D. Vohs da University of Minnesota realizaram alguns experimentos inusitados e concluíram que os ambientes mais bagunçados levam a maior criatividade.

Por outro lado, há pesquisas que mostram a necessidade de padronização, organização e estabelecimento de regras para a busca de resultados duradouros e produtividade. É um paradoxo difícil de solucionar, apesar de a maioria dos gestores ter conhecimento, mesmo que inconscientemente, destes fatos.

Um dos experimentos foi bem simples. Constituía em estimular as pessoas a ter ideias criativas para o uso de bolinhas de pingue pongue. Os participantes foram colocados em duas salas. Na primeira havia folhas de papel e canetas milimetricamente organizadas sobre uma mesa.

E na outra, os papéis e canetas estavam dispostos de maneira aleatória. O segundo grupo teve muito mais ideias criativas que o primeiro.

A conclusão dos pesquisadores é de que ambientes organizados levam à tradição e a seguir o que está padronizado ou convencionado. Já os ambientes caóticos levam à quebra destes padrões, estimulando ideias inusitadas.

De fato, parece fazer sentido. Não é à toa que muitas empresas têm criado as salas de inovação e criatividade, geralmente em um ambiente lúdico, divertido, mais parecido com um parque de diversões que uma sala de uma corporação onde as pessoas trabalham todos os dias.

A questão é se isso de fato funciona. No dia a dia, os funcionários são cobrados por resultados que fazem parte de uma previsão e metas já estabelecidas. Há pouco espaço para a criatividade e a pressão da falta de tempo é constante.

Mesmo assim, as empresas querem de seus colaboradores ideias criativas e inovadoras. Imagine se o ambiente bagunçado fosse o que prevalecesse na empresa.

Talvez a empresa não cresceria tanto, já que o controle e a burocratização também parecem ser um mantra inevitável quando as empresas precisam padronizar processos para ganhar produtividade.

Já em empresas novas, startups, o ambiente criativo está presente na maior parte do tempo. O desafio é manter ou estimular que perdure com o crescimento do negócio.

O equilíbrio entre a criatividade e a padronização é o desafio do gestor empreendedor moderno. Não há receita pronta que possa ser aplicada a qualquer empresa. Mas há vários exemplos de organizações que buscam este objetivo, ao desenvolver uma cultura empreendedora que estimula a criatividade e a inovação.

E na sua empresa, o que tem sido a regra? A busca de um ambiente mais organizado que visa à produtividade ou de momentos criativos na sala de inovação?

Compartilhe