Blog

Empreendedor: gerencie o dia a dia para ser mais produtivo

/

Os empreendedores normalmente não têm horário fixo para suas atividades, trabalham muito, acordam cedo, dormem tarde, trabalham em finais de semana etc. Porém, para ser mais produtivo e garantir qualidade de vida, você precisa buscar equilibrar muito bem tudo isso.

Assim, terá tempo para a vida pessoal e familiar e não ficará no círculo vicioso do trabalho, que acabará lhe rendendo muito estresse. E não apenas isso, o comportamento de louco por trabalho prejudicará a você e ao seu negócio.

Peter Drucker, que foi um dos maiores especialistas em gestão de negócios, indicava atitudes muito simples que podem ser úteis na otimização de seu tempo e modo de vida. Entre elas está a tarefa de descobrir o que você faz melhor em cada parte do seu dia. Seguindo o exemplo de Drucker, procure responder às perguntas a seguir e tire suas conclusões.

  • Você prefere fazer reuniões de manhã, à tarde ou à noite?
  • Você prefere comunicar-se com seus funcionários de forma escrita, falada ou ambos?
  • Você prefere ler em qual período do dia?
  • Você tem uma rotina de ler e responder e-mails ou faz isso a todo o momento? Já pensou em definir um momento específico do dia para esta atividade?
  • Você normalmente faz suas refeições nos mesmos horários ou não há um padrão? Você se preocupa com o que come?
  • Você pratica atividades físicas regulares ou ainda prefere a desculpa de que não tem tempo?

Ao descobrir o que você faz melhor em cada parte do dia e como faz, procure criar uma rotina para melhor alocar o seu tempo e distribuir de maneira mais adequada suas atividades. Com isso, tudo ficará mais fácil e você se tornará um empreendedor mais produtivo, com tempo para você, sua família e, claro, para sua empresa.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe