Blog

Conheça as habilidades dos empreendedores em série e saiba se este é seu perfil

/

O que faz os empreendedores seriais únicos? Quais habilidades diferenciam esses empreendedores da maioria das pessoas? Estas foram duas das perguntas que os pesquisadores da Target Training International buscaram responder com um dos mais abrangentes estudos sobre perfil empreendedor já conduzidos.

Na pesquisa, foram observadas pessoas que criaram vários negócios ao longo de um período. Esses negócios foram tanto empresas que se mostraram bem-sucedidas como empresas que sucumbiram. Após analisar as habilidades dos indivíduos à frente dessas empresas e compará-las com as de pessoas de um grupo de controle, algumas das habilidades se destacaram como as mais presentes nos empreendedores seriais.

A metodologia utilizada no estudo possibilitou identificar com uma precisão acima de 90% a possibilidade de uma pessoa tornar-se um empreendedor serial, ou seja, quando a pessoa tem tais habilidades mais presentes é provável que se torne empreendedor serial.

Persuasão, liderança e iniciativa

Foram analisados 17 mil indivíduos adultos que estão no mercado de trabalho. A habilidade que mais se destacou nos empreendedores seriais foi a persuasão, ou a capacidade de convencer e influenciar os outros a mudar a maneira de pensar, rever suas crenças ou comportamento.

Outra habilidade que talvez não seja surpresa foi a liderança. No estudo, bons líderes foram definidos como sendo pessoas com visão de futuro e que responderam positivamente a frases como “No passado, pessoas assumiram riscos para apoiar minha visão, missão e objetivos” ou “Eu tenho sido criticado por ser muito competitivo”.

Outra habilidade que se destacou foi a iniciativa, que no estudo englobou ainda o conceito de autoconfiança, resiliência e tendência de responsabilizar pelas ações de outras pessoas. Exemplos de frases que mediram este conjunto de habilidades são “Eu sou reconhecido por conseguir resultados que outros não conseguem”.

A evidência dessa habilidade fica clara ao se observar pessoas que encaram os obstáculos como parte do processo e, ao invés de desistir, são ainda mais contagiadas para superar os desafios. Já os indivíduos que culpam os outros pelos problemas ou falta de resultados são o oposto do aqui apresentado.

Relacionamento

Orientação a metas também foi identificada como mais presente nos empreendedores seriais. Esta habilidade está intimamente relacionada ao conceito de liderança adotado no estudo e foi medida por respostas positivas a frases como “Eu sou conhecido por superar obstáculos significativos e atingir objetivos” ou “Eu sou mais produtivo quando trabalho com outras pessoas para atingir os objetivos”.

Finalmente, as habilidades interpessoais (comunicação, relacionamento, networking) também se destacaram nos empreendedores seriais, tornando-se o complemento às demais aqui apresentadas. O resultado deste estudo ratifica outros já desenvolvidos ao longo das últimas décadas, mas não deixa de ser uma nova contribuição para o entendimento do comportamento empreendedor.

Compartilhe