Blog

Avalie o que é vantagem para sua empresa: possuir ou controlar recursos?


Quantas vezes você não ouviu pessoas dizerem que só montarão o próprio negócio quando tiverem dinheiro, ou ainda, que com dinheiro em mãos todo mundo pode ser empreendedor? A questão da posse do recurso para ser empreendedor acaba sendo um desafio que muitos desistem de superar.

Apesar das estatísticas mostrarem que na maioria dos casos o dinheiro inicial para criar a empresa vem do bolso do próprio empreendedor, isso nem sempre ocorre depois da empresa criada. É raro empresas crescerem apenas com o próprio fluxo de caixa. Isso se chama crescimento orgânico, passo a passo, e que muitas vezes limita a velocidade de desenvolvimento do negócio.

Por isso que como empreendedor você precisa saber gerenciar os recursos que possui e controlar os recursos que não possui (recursos de terceiros). Crescer com recursos de terceiros é comum até para empresas lucrativas.

Trata-se de buscar combustível externo para investimento nas áreas estratégicas (desenvolvimento de produtos, entrada em novos mercados, contratação de pessoal, marketing etc.) que levarão sua empresa a um novo patamar.

É claro que você pode optar por ser mais conservador e crescer apenas com as “próprias pernas”, como faziam os empreendedores mais antigos e ainda fazem alguns empreendedores contemporâneos.

É mais uma vez uma questão de escolha e de assumir mais ou menos riscos aproveitando ou não as oportunidades de negócios que surgem. Hoje em dia, mesmo aquelas empresas que dominam seu mercado correm mais risco de rapidamente ter alguém tentando “roubar” seus clientes.

Fontes de recursos de terceiros

As principais fontes de recursos de terceiros são bancos de varejo, bancos de investimento e bancos públicos. Como empreendedor você deve ficar atento às ofertas de capital de dívida, ou empréstimos. Às vezes, vale a pena o empreendedor contrair uma dívida que se mostre viável de quitar e que tenha juros convidativos.

Algumas empresas estabelecidas no Nordeste e Norte do país, por exemplo, podem se beneficiar ainda de leis de incentivo para contrair empréstimos a juros competitivos se comparados com o padrão de mercado. Empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento e inovação têm ainda várias linhas de fomento que justificam os empréstimos.

Portanto, não se trata sempre de fugir dos empréstimos ou financiamentos para não assumir grandes riscos. O empreendedor deve analisar as oportunidades de oferta de recursos e fazer suas escolhas. Empreender um grande negócio muitas vezes significa gerir recursos que você não tem. Você está preparado para o desafio?

Compartilhe