Blog

Aumente a produtividade da equipe promovendo almoços coletivos


A hora do almoço é sagrada para qualquer funcionário em grandes ou em pequenas empresas. Alguns costumam, inclusive, levar a própria refeição de casa, seja com o objetivo de economizar ao não comer em restaurantes ou por seguir uma dieta específica.

Em empresas de um certo porte há ainda os refeitórios, onde muita gente se encontra no horário do almoço. Alguns reclamam das filas, outros adoram o momento de encontrar aqueles com os quais a convivência diária não é tão frequente.

Como se trata de algo tão trivial e natural, poucos prestam a atenção e refletem sobre quão importante e interessante pode ser o horário do almoço para o desempenho do trabalho de sua equipe na empresa.

Como hoje em dia a palavra de ordem nas empresas é a produtividade, muita gente mal aproveita esse momento para interagir, relaxar e conviver em harmonia com as pessoas com as quais trabalha.

Isso ocorre, entre outros motivos, devido à crença de que o importante é alimentar-se sem delongas e rapidamente voltar para o seu local de trabalho para dar conta das tarefas do dia.

Pensando nisso, pesquisadores liderados por Kevin Kniffin, da Universidade de Cornell (EUA), estudaram os efeitos no desempenho da equipe quando as pessoas passam a comer em conjunto.

Eles constataram, por exemplo, que bombeiros que comem juntos fazem o seu trabalho em equipe melhor do que aqueles que não se alimentam juntos.

Isso foi verificado após visitarem 13 departamentos de bombeiros em uma cidade americana de médio porte, conversando com 395 pessoas (capitães e tenentes) da força de combate a incêndios.

Os dados mostram que o comportamento cooperativo foi cerca de duas vezes maior entre os membros da equipe que comeram uns com os outros do que entre aqueles que não o fizeram.

Segundo os pesquisadores, essa atitude reforça o comportamento cooperativo da equipe, já que eles convivem e contribuem uns com os outros em questões simples no horário do almoço e que depois serão levadas naturalmente ao ambiente de trabalho.

De fato, não é incomum perceber atitudes e debates objetivos, tais como planejamento (devido à restrição do tempo para o almoço), definição do orçamento (quanto vamos gastar hoje?) e o local da refeição, entre outros.

Se você é empreendedor ou lidera equipes em sua empresa, ou mesmo se relaciona muito com equipes em seu trabalho, procure estimular tais encontros coletivos e analise o resultado.

Eu já fiz isso e, realmente, o resultado final do trabalho em equipe passa a ser muito melhor. Que tal tentar, caso ainda não o tenha feito?

Compartilhe