1 de June, 2015

Dica ao empreendedor sedentário: quem pratica atividade física ganha mais

Para a maioria das pessoas, é difícil deixar a vida sedentária para trás, buscar uma alimentação saudável e praticar esportes. Se faltava algo mais para dar o primeiro passo, talvez o resultado de uma pesquisa inusitada possa contribuir para que você abrace a ideia.

Um estudo com milhares de pessoas nos Estados Unidos mostrou que pessoas engajadas em atividades físicas mais vigorosas (corrida e/ou outros esportes aeróbicos), pelo menos três vezes por semana, têm uma remuneração superior à média da população.

Segundo Vasilios D. Kosteas da Cleveland State University, os homens que praticam essas atividades físicas ganham cerca de 7% mais que a média. No caso das mulheres, esse percentual pode ser ainda maior.

De acordo com Kosteas, os exercícios físicos estão relacionados à melhoria do bem-estar psicológico e da função mental, trazendo maiores níveis de energia, o que pode resultar no aumento da produtividade.

De fato, Kosteas tem razão quanto a você se sentir com mais energia quando pratica atividades físicas, mas uma pesquisa similar seria interessante aqui no Brasil.

Isso porque estamos seguindo outra tendência que ocorre com os americanos, tendo um aumento significativo da população com sobrepeso por aqui.

Especificamente quando tratamos dos empreendedores que criam negócios próprios, até há pouco tempo, não era tão comum perceber naqueles que estavam em fase inicial de uma start-up a preocupação com o equilíbrio entre trabalho e o bem-estar pessoal (físico e mental).

Não é difícil encontrar vários exemplos de empreendedores bem-sucedidos financeiramente, mas com a saúde aquém da média para sua faixa etária, devido aos hábitos pouco saudáveis.

A questão que fica é se vale a pena abrir mão de tudo e focar apenas no trabalho, criando a sensação que no futuro você pode correr atrás daquilo que está deixando para trás agora. Muitos faziam isso, pois sempre tinham o dinheiro como única métrica.

Ao observar o resultado dessa pesquisa, talvez os empreendedores sedentários devessem repensar tal estratégia de foco total e irrestrito ao trabalho árduo em detrimento da saúde, já que a própria pesquisa mostra que os mais saudáveis ganham mais.

Felizmente, isso parece estar mudando com a nova geração de jovens empreendedores, que não buscam apenas o foco no trabalho como forma de atingir suas realizações pessoais e profissionais. Eles se preocupam mais com o todo e sabem que praticar esportes ajuda nesse equilíbrio.

Este texto foi publicado originalmente no site UOL Empreendedorismo.

Categorias: [ Comportamento ] [ Estratégia ] [ Negócios ]

1 Comentário

  1. carlitos rafael - 6 de July, 2015 @ 5:52 pm

    Boa noite! Congratular com as dicas sobre o empreendedor, gostaria de saber como posso abrir um negocio de criacao de frangos, prestacao de servico como por exemplo abrir uma oficina de reparacao de. Viaturas, instalações e manutencao electrica e climatizacao e refrigeracao.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore