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Imagem em preto e branco de produto chama a atenção para o que é essencial.

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Os comerciantes são muito criativos quando buscam atrair a atenção do consumidor para um determinado produto em sua loja. O uso de cores pode ajudar nessa tarefa, mas engana-se quem pensa que a diversidade de cores é o que faz a diferença.

Uma das estratégias usuais dos comerciantes, quando querem colocar um produto em destaque, é selecionar um local estratégico na loja. Há ainda os que procuram descrever qualidades únicas do produto para conquistar o potencial cliente.

Mas ao entender como os olhos dos consumidores se comportam ao serem confrontados com cores diversas o empreendedor pode se beneficiar para atrair a atenção do potencial cliente para a essência de um produto e, com isso, estimulá-lo a comprar.

Isso foi o que constatou o doutorando Hyojin Lee e outros três pesquisadores, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

Nesse estudo, as pessoas que viram imagens em preto e branco de um produto mostraram-se mais propensas a focar nas características essenciais desse produto do que aquelas às quais foram apresentadas imagens coloridas, que acabaram se distraindo com características superficiais.

Por exemplo, as pessoas que viram fotos em preto-e-branco de rádios para camping ficaram quase 50% mais propensas do que aquelas que tinham visto fotos coloridas em escolher um rádio menor e mais leve (características essenciais para uma rádio de camping) que um rádio que era esteticamente agradável aos olhos.

Segundo os pesquisadores, imagens em preto-e-branco parecem chamar a atenção para o aspecto geral da forma do produto, interpretando detalhes não tão evidentes, levando as pessoas a ficar mais sensíveis aos atributos essenciais desse produto.

Isso vai de encontro à ideia de destacar com diversas cores vários atributos considerados importantes de um produto e que muito se usa em estratégias de marketing.

Por outro lado, o uso de cores pode ser importante quando o intuito não é focar a atenção do consumidor em algo essencial, mas, ao contrário, mostrar a versatilidade ou distrair a atenção com algo mais genérico.

Aos empreendedores que produzem ou comercializam produtos para o consumidor final, cabe entender qual a característica que se quer destacar em um produto.

Assim, o uso de preto e branco ou cores diversas dependerá do objetivo que se busca: destacar algo único e importante do produto ou, ao contrário, mostrar a versatilidade e não dar ênfase a um aspecto específico do mesmo.

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