Blog

Ansiedade atrapalha abertura da empresa; aprenda a controlá-la

/

Quando você está envolvido com a criação de uma nova empresa, não vê a hora de abrir as portas e começar a vender, afinal, é isso que todo empreendedor almeja. O momento está chegando e a ansiedade aumentando.

Quem já passou por essa experiência sabe que é necessário aprender a controlar a ansiedade para evitar acelerar demais os passos antes da hora. Em conversa com alguns empreendedores e a partir da experiência própria relato a seguir algumas dicas para tentar controlar a ansiedade nesse momento tão importante.

Procure recapitular tudo o que você fez até então e reveja mentalmente os vários dias, semanas e meses que foram necessários até chegar ao dia da abertura da empresa. Mesmo que você tenha feito um planejamento bem estruturado sempre surgirão imprevistos que você e sua equipe terão que contornar.

Plano de negócios deve prever início lento

Sabendo disso, procure não se desesperar e lembre-se que o próprio planejamento deve ter previsto um início mais ameno, pois são raros os casos de empresas que ultrapassam consideravelmente as projeções iniciais. Toda empresa passa por várias fases de crescimento em seu ciclo de vida e a sua não será diferente.

O início é mais complicado, principalmente para aqueles que estão vivenciando a experiência empreendedora pela primeira vez, até você conseguir clientes e volume de vendas. Após os primeiros 6 a 12 meses você perceberá se o que planejou está condizente com o que executa e poderá até mudar de rota ou rever o planejamento.

Mudar rota, na verdade, é algo difícil de fazer para a maioria dos empreendedores, pois eles sempre creem que em determinado momento tudo vai dar certo! Mas como você estará acompanhando o desenvolvimento de sua empresa, depois que recuperar o investimento inicial terá um histórico completo para saber o que funciona ou não em termos de estratégia e gestão para o tipo de negócio que você criou.

Assim, aos poucos, você consegue entender na prática o que é ser empreendedor. Controlar a ansiedade às vezes é algo complicado para muitas pessoas, devido ao seu perfil, mas quando você conhece o solo onde está pisando o caminho fica menos tortuoso.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe