Blog

Prepare sua empresa para vencer a concorrência num cenário desafiador

/

Todos nós temos atitudes parecidas quando um ano termina. Pensamos no que conquistamos, revemos os erros, comemoramos os acertos e já nos preparamos para o próximo ano, com metas imaginárias que envolvem a vida profissional e pessoal. Pelo menos em um momento no ano todos agimos como age a maioria dos empreendedores no dia a dia.

Então, o que esperar de 2013? Se você já empreende, deve levar em consideração que as projeções de crescimento da economia brasileira não são animadoras, mas isso vale para todo mundo. Ou seja, você precisa se preparar para vencer a concorrência com ações ousadas, criativas e efetivas, que foquem no resultado para o cliente.

Não basta usar as mesmas fórmulas de sucesso dos anos passados. Crescimento vultoso será raro, mas há mercados em expansão. Se não é o seu caso, reveja o seu planejamento, redefina suas metas e compartilhe os desafios com sua equipe.

Lembre-se que muitos negócios que hoje são grande sucesso surgiram ou prosperam em épocas de crise. Por isso, aja como fazem os grandes empreendedores: transforme crise em oportunidade!

Para aqueles que pensam em empreender, a dúvida que paira no ar é se vale a pena comprometer a reserva financeira pessoal e investir no próprio negócio, seja com voo solo ou via uma franquia. Novamente vale a observação anterior. É provável que 2013 ainda seja um ano difícil, mas não impossível para você conseguir grandes resultados.

Por outro lado, se você planejar os desembolsos financeiros que deverá fazer nos próximos anos, poderá se dedicar com afinco ao próprio negócio sabendo que 2013 será um momento importante para colocar suas ideias em prática. Vale lembrar novamente que você não pode se iludir esperando resultados rápidos. Essa é a regra, mas pode haver exceções.

Se você não empreende o próprio negócio ou não pensa em colocar um projeto empreendedor em prática em 2013, o recado se mantém. É bem provável que a empresa aonde você trabalha enfatize, cada vez mais, o papel dos empreendedores corporativos. São essas pessoas diferenciadas que fazem acontecer, inovam e constroem os resultados da corporação.

Aproveite o final do ano para considerar o empreendedorismo como o protagonista de sua vida profissional em 2013, seja na sua própria empresa ou no seu trabalho como empreendedor corporativo. Suas chances de comemorar grandes conquistas aumentam quando você pensa grande. Afinal, a vida é uma oportunidade ousar! Que venha 2013.

Compartilhe