Blog

Reduza custos entrando em uma incubadora de empresas

/

Todo negócio em fase inicial deveria primar pela gestão financeira (na verdade, todo negócio em qualquer fase de desenvolvimento). Uma forma bastante eficaz de se otimizar recursos é você instalar sua empresa em uma incubadora de empresas.

Incubadoras de empresas são entidades – geralmente sem fins lucrativos – mantidas por organismos públicos e privados, com apoio de prefeituras e governos estaduais e federal, e que visam a auxiliar empresas iniciantes com alto potencial de crescimento a se desenvolver mais rapidamente.

A ideia da incubadora é dar todo tipo de suporte de gestão aos empreendedores, facilidades e auxílio na busca de recursos, laboratórios, e ainda oferecer espaço físico para a instalação da empresa. Normalmente os custos para o empreendedor são bastante competitivos, pois são subsidiados pela própria incubadora e seus mantenedores.

O mais importante de tudo é que estatísticas da Anprotec, a entidade que representa as incubadoras no Brasil, mostram que oito em cada dez empresas que passam por uma incubadora sobrevivem e crescem, algo bem diferente das estatísticas gerais de sobrevivência de empresas nascentes no Brasil, que dificilmente passam dos 50%.

Nem todo tipo de empresa pode ser incubada, pois cada incubadora tem suas peculiaridades e mercados prioritários de atuação. A maioria foca em negócios inovadores. Para saber a lista de incubadoras mais próximas de você acesse o site www.anprotec.org.br, que contém uma relação das mais de 400 incubadoras do Brasil.

Depois de selecionar as que mais estão adequadas ao seu negócio, agende uma visita e pergunte sobre o processo de seleção para que sua empresa se torne uma incubada.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreenda (quase) sem dinheiro”.

Compartilhe