Blog

Crescer rápido nem sempre é a melhor estratégia

/

Crescer é imperativo para qualquer negócio, mas a velocidade de crescimento depende do tipo de negócio e do estilo e ousadia do empreendedor. Nem todo negócio consegue crescer rapidamente, pois o esforço pode ser muito grande e a recompensa pode demorar para aparecer.

Como você identifica a velocidade adequada de crescimento para o seu negócio? Não há receita de bolo aqui, mas a experiência prévia pode ajudar o empreendedor a entender o melhor ritmo de desenvolvimento para o seu negócio.

Para começar cabe a você pesquisar negócios concorrentes já consolidados e tentar levantar (por meio de uma pesquisa de mercado) em quanto tempo estes negócios chegaram ao ponto de equilíbrio e quando começaram a ter o retorno do investimento.

Além disso, tente fazer uma classificação de vários negócios, separando os mais bem sucedidos do setor daqueles que ainda não conseguiram se estabelecer como uma referência a ser seguida.

O que diferencia cada grupo? Qual a velocidade de crescimento de cada um? Quanto de investimento foi feito em cada negócio? Como é a gestão das empresas? Qual o perfil do empreendedor que lidera a empresa?

Estas são algumas das perguntas que você deve procurar responder. Não é fácil obter estes dados, mas é um ponto de partida para você entender melhor o seu setor e então definir a melhor estratégia de crescimento para a sua empresa.

Outro aspecto a ser considerado é o tipo de negócio em si. Empresas de tecnologia, por exemplo, precisam crescer rapidamente, já que o ciclo de vida de seus produtos é curto e a empresa não pode perder tempo.

Empresas que atuam em mercados como o da infraestrutura, que requerem grandes investimentos e que só conseguem o retorno no médio e longo prazo, já podem optar por outro tipo de estratégia.

Empresas de comércio e serviços em geral são mais flexíveis quanto a velocidade de crescimento e a sua análise como empreendedor e as suas metas é que determinarão quão rápido o seu negócio vai crescer.

Uma boa estratégia para empresas que criam novos conceitos, marcas, ou produtos inovadores, é optar pelo sistema de franquias. Trata-se de uma ótima alternativa para fazer um negócio crescer rapidamente, mas antes você precisa consolidar o modelo de negócio e provar que funciona.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreenda (quase) sem dinheiro”.

Compartilhe