Blog

Quem é o investidor anjo?

/

Muitas pessoas confundem o investidor anjo (angel investor) com o popular sócio capitalista.

Como o anjo também está se tornando popular no Brasil, principalmente devido aos eventos de empresas inovadoras de tecnologia e das aceleradoras que promovem o investimento em empresas startup, é natural que as pessoas vejam os anjos apenas como detentores do capital e que buscam oportunidades em troca de investimento.

Porém, o anjo pode ser considerado uma evolução do tradicional sócio capitalista. O sócio capitalista é aquele que entra com o dinheiro, recebe uma participação na sociedade e se mantém como sócio por tempo indeterminado, nem sempre agregando valor à gestão do negócio.

Não é geralmente um investidor profissional em negócios, mas busca diversificar seus investimentos como sócio de várias empresas. Já o investidor anjo possui algumas características próprias:

  • O investidor anjo não é fácil de encontrar, é disperso geograficamente e procura não se expor. Assim, para chegar até ele a melhor alternativa é usar a sua rede de contatos e participar de eventos que tratem de investimentos em empresas nascentes.
  • Eles investem em vários setores e geralmente em empresas em fase inicial de desenvolvimento, que demandam investimentos de R$ 10 mil a R$ 1 milhão. Como são bem relacionados, caso sua necessidade de aporte seja maior que a capacidade ou disposição de investimento do anjo, este poderá indicar mais investidores para o negócio e investir em grupo.
  • O investidor anjo atua de forma parecida com a do capitalista de risco, já que busca uma rentabilidade acima da média para o negócio e não se vê como sócio indefinidamente. Seu objetivo é vender a participação na empresa para outros investidores ou para o próprio empreendedor quando o negócio se mostrar atrativo para outros aportes de capital.
  • O investidor anjo quer ser ouvido na empresa e se você, como empreendedor, não quiser opinião alheia, estará transformando o anjo em inimigo.
  • O perfil do investidor anjo corresponde a pessoas acima dos 40 anos, com experiência em negócios, com estabilidade financeira e que buscam diversificar seus investimentos apostando em empresas nascentes com alto potencial de crescimento.

Antes de apresentar seu projeto de startup a um anjo, você precisa estar ciente de como pensa e age este tipo de investidor para evitar problemas futuros de relacionamento.

Afinal, trata-se de um casamento com prazo de validade, ou seja, você e o investidor anjo começam o relacionamento sabendo que em determinado momento futuro haverá a separação e cada um seguirá seu caminho.

Esta coluna foi escrita com base no livro Empreenda (quase) sem dinheiro.

Compartilhe