Blog

Defina seu plano empreendedor para 2019

/

O PEP (Plano Empreendedor Pessoal) é o seu planejamento para os projetos futuros relacionados ao empreendedorismo que você sonha concretizar.

Da mesma maneira que se discute o plano de negócios como base para o planejamento da criação e gestão de uma empresa, o PEP serve de base para você pensar de maneira estruturada e definir suas estratégias pessoais para atingir seus objetivos profissionais.

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao PEP e nunca realizaram um, mas quem passa pela experiência de colocar no papel seus anseios e sonhos e tenta traduzi-los em objetivos, acaba por criar um guia íntimo e individual com o qual passa a se comprometer.

Isso ajuda não só a pensar o futuro de maneira estruturada, mas a entender com mais clareza quais são as possibilidades ou caminhos a seguir.

O fato de desenvolver um PEP não lhe garantirá a sua concretização conforme o previsto. Aqui, de novo cabe a analogia com o plano de negócios. O fato de planejar não garante o sucesso, mas auxilia você (empreendedor) a ter um norte a seguir.

Por isso, o PEP é extremamente útil àqueles em busca de respostas sobre seu futuro profissional como empreendedor.

Por meio do PEP você pode identificar caminhos que o levarão ao empreendedorismo do próprio negócio, empreendedorismo social, corporativo, enfim, várias possibilidades para seu desenvolvimento profissional.

Como seu direcionamento é feito para questões relacionadas ao empreendedorismo, você pode e deve complementar o PEP com coaching (processo de desenvolvimento pessoal e profissional com o auxílio de um orientador) ou outras técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Outro aspecto importante a se ressaltar é a definição de prazos para tentar colocar em prática o que se desenvolve no PEP e, ainda, criar o hábito de revisar o PEP periodicamente, por exemplo, a cada seis meses ou um ano.

A cada período pré-definido ou quando um acontecimento relevante impacta sua vida (novo emprego, nova empresa, mudança de cidade, casamento, filhos etc.) o PEP deve ser atualizado, modificado ou adaptado de acordo com os novos cenários de sua vida pessoal e profissional.

Muitas pessoas talvez nunca precisem desenvolver um PEP para ser um empreendedor de sucesso, mas o PEP pode ajudar aqueles que buscam respostas às dúvidas sobre o caminho a seguir e o seu futuro.

Esse grupo não é pequeno, apesar de muitos de seus integrantes não se sentirem à vontade em exteriorizar o desconforto em lidar com o futuro.

A ideia que permeia o desenvolvimento do PEP não é tentar prever o futuro, mas direcionar suas energias e esforços para aquilo que você acredita.

A partir daí, com comprometimento e trabalho árduo, você terá respostas positivas ou não às suas dúvidas do presente.

Aqueles que não se preocupam com o futuro ou preferem não tentar direcionar suas ações para objetivos mais claros com certeza não terão aproveitamento algum com o desenvolvimento do PEP.

Porém, o PEP pode ser de extrema efetividade aos que acreditam no planejamento como base para atingir seus objetivos.

Para exemplificar, o PEP pode envolver não só objetivos como criação de um novo negócio, mas a conclusão de etapas importantes de sua vida profissional.

Como uma pós-graduação, um curso ou estágio no exterior, entrar em uma universidade concorrida, conseguir a vaga como empreendedor corporativo em uma empresa inovadora e admirada, enfim, você definirá os seus objetivos.

Para isso, o primeiro passo é saber o que você sonha, o que quer para seu futuro, conhecer seus pontos fortes e fracos e traçar uma estratégia para atingir metas e objetivos que o levem a concretizar seus sonhos.

Note que o sonho muda, evolui, acaba, nasce de novo. Por isso, o PEP pode ser usado em qualquer fase da vida, uma vez que quando um sonho se concretiza novos surgirão; quando um sonho se mostra inviável, novos o substituirão.

Essa é a síntese de empreender: fazer acontecer realizando sonhos. E a cada conquista, novos desafios surgirão

O PEP é estruturado em partes:

A. Qual é o seu sonho?

B. Quem você é?

C. Transformando o sonho em objetivos e metas

Ao concluir cada parte do PEP você estará se conhecendo melhor. Mas é importante lembrar que o PEP não é concluído ao finalizar a parte C. Trata-se de um processo e não de um fim em si mesmo.

Não basta apenas concluir o PEP por completo e esquecer da experiência. Desenvolver o PEP pode levar dias, semanas e até meses. O importante é o aprendizado ao longo da jornada de seu desenvolvimento.

E ainda você deve se lembrar de que o PEP é um documento dinâmico, que muda quando as premissas do seu ambiente mudam ou quando você decidir que é o momento de revisá-lo.

Com isso em mente, agora é chegado o momento de desenvolver o seu PEP passo a passo para os grandes projetos que desenvolverá em 2014!

Esta coluna foi escrita com base no livro Empreendedorismo para visionários. No livro você encontra um roteiro completo para desenvolver o seu PEP.

Compartilhe