Blog

Todo empreendedor deve se preparar para o momento de saída

/

Se você já é empreendedor do próprio negócio, imagine que chegará um momento em que você terá um novo presidente em sua própria empresa e você não terá mais o papel executivo que dita as estratégias e ações do dia a dia. Será que você conseguirá aceitar esta situação?

Alguns empreendedores têm passado por esta situação por decisão própria, por entenderem que será o melhor para o negócio.

Quando você cria uma empresa, apesar de não parecer, está colocando em atividade uma entidade que andará, aos poucos, com as próprias pernas. No início, você será necessário em todos os momentos e no desenvolvimento dos valores, cultura e visão do negócio.

Conforme a empresa cresce, mais pessoas fazem parte do projeto e o negócio recebe influências diversas. Chegará, então, um momento em que a empresa parece não precisar mais de você.

A analogia com a criação e educação do próprio filho é inevitável: em algum momento ele se tornará independente.

Alguns empreendedores não aceitam o fato de deixar o próprio negócio, pois investiram boa parte de suas vidas na sua construção. Mas outros empreendedores entendem que sua fase à frente da empresa já passou.

Algumas formas de se afastar aos poucos do seu próprio negócio é passar o bastão ao sucessor, profissionalizar a gestão ou até mesmo vender a empresa.

Pode ser que da noite para o dia você não tenha mais o que fazer. Com (mais) dinheiro no bolso alguns farão viagens e desenvolverão atividades que sempre sonharam e nunca tiveram tempo devido ao envolvimento total com o negócio.

Porém, com o tempo, muitos empreendedores voltarão a sentir o desejo de criar, de ousar, de fazer acontecer de novo. Aí virá, talvez, a necessidade de começar outro projeto desde o início, tornar-se conselheiro de outras empresas, investidor-anjo, envolver-se com projetos sociais etc.

O fato é que após ter empreendido uma vez, dificilmente você vai parar totalmente suas atividades. Será que isso é ruim? Os empreendedores que passam por esta situação acham que não. Quem sabe não será o seu caso também!

Compartilhe