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Empreender não é sinônimo de criar empresa


Empreender não se resume à criação do próprio negócio, mas a maneira mais conhecida de se tornar um empreendedor é criando uma empresa.

Por outro lado, com a disseminação do conceito de empreendedorismo na sociedade, o comportamento empreendedor passou a ser observado com mais atenção em ambientes onde antes não se pensava haver empreendedores.

Um ator, ao encenar uma peça, pode agir como empreendedor. Na verdade, ele pode agir como empreendedor desde a concepção da peça, no seu planejamento, na sua preparação para o papel, na execução (atuação) e na entrega do produto ao cliente final (proporcionar felicidade, alegria, satisfação, relaxamento, prazer etc.).

Um funcionário público pode ser um empreendedor ao propor maneiras de otimizar os recursos disponíveis para que o serviço prestado à população seja de excelência, com o menor investimento possível e trabalhar para que sua proposta seja implementada.

Uma artista plástica, ao buscar realizar seu sonho de criar e compartilhar o que criou com outras pessoas, empreende e ainda pode fazer dinheiro com sua atividade vendendo suas criações a um público-alvo seleto disposto a pagar pela obra.

Pessoas insatisfeitas ou inconformadas com os problemas de sua comunidade, como a precária educação formal das crianças em um bairro da periferia de uma grande cidade, podem se unir, estabelecer planos de ação, divulgar suas ideias à comunidade, angariar apoio e recursos e colocar em prática ações paralelas àquelas desenvolvidas pelo poder público.

Nasce assim uma organização não-governamental, empreendida por pessoas que querem mudar, não aceitam que os problemas não sejam resolvidos, ou seja, querem empreender algo novo e diferente.

Funcionários de grandes e médias empresas são cada vez mais solicitados a contribuir com ideias para fazer a empresa crescer. Alguns vão além, colocam as ideias em prática, trazendo resultados às suas empregadoras.

Eles são os empreendedores corporativos, responsáveis por inovar em empresas estabelecidas.

Mais recentemente, o crescimento do mercado de franquias no Brasil tem motivado muitos brasileiros a aderir ao movimento, tornando-se um franqueado, ou seja, alguém que monta um negócio a partir de um modelo de negócio já comprovado e aceitando pagar uma parcela dos resultados ao franqueador.

Com isso, o franqueado assume um risco calculado e está disposto a dividir os resultados do negócio com um parceiro, ou quase sócio, da empreitada.

Como se vê, há diferentes maneiras de empreender e os exemplos apresentados não esgotam as possibilidades.

Qual maneira é a mais ou menos adequada para determinada pessoa não vem ao caso, pois essa análise não é simples ou pode ser considerada praticamente impossível de ser feita com precisão.

Porém, o que é mais provável de se identificar é a motivação que leva uma pessoa a empreender.

Esta coluna foi escrita com base no livro Empreendedorismo para visionários.

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