Blog

Conheça quatro ações que ajudam a atrair e reter talentos para a sua empresa

/

Quando a economia cresce e há boa oferta de empregos pode ser até mais difícil para o empreendedor encontrar bons profissionais. Se você conversar com empreendedores do próprio negócio sobre a carência de mão de obra qualificada e comprometida, a maioria com certeza concordará que o momento atual se mostra de extrema dificuldade ao empreendedor para atrair e reter talentos.

Todo empreendedor deve entender que bons profissionais não são encontrados apenas por meio de anúncios de emprego em jornais, websites ou contratando empresas especializadas na busca e seleção de funcionários.

Esses profissionais precisam de tempo para de se adaptar à empresa e mostrar o seu potencial. Hoje em dia, pelo fato de as empresas terem uma pressão incomum, querem resultados rápidos e nem sempre estão dispostas a aguardar pelo desenvolvimento das pessoas.

Por outro lado, muitos profissionais não têm paciência de esperar a hora certa para serem promovidos e crescer na organização. Assim, mudam de emprego com mais frequência. Isto tem sido particularmente comum com profissionais mais jovens.

Se é tão difícil a empresa achar o profissional correto e vice-versa, algumas dicas são essenciais para auxiliar na busca e retenção de talentos:

  • Não há profissional ideal, então lembre-se que sempre a pessoa escolhida terá defeitos ou pontos fracos (técnicos ou de gestão). O importante é perceber se esta pessoa está disposta a aprender e desenvolver seu potencial.
  • Networking é importante não apenas pela indicação, mas por permitir a você conversar em detalhes com o seu contato sobre a pessoa indicada. Não tenha vergonha de fazer perguntas pessoais e diretas, pois você precisa conhecer a fundo o profissional que quer trazer para a empresa.
  • O grande laboratório pode ser o programa de estágio. Dê chances aos seus estagiários, mostrando que se quiserem poderão trilhar um caminho vitorioso na empresa. Não mostre este caminho como imperativo, mas como alternativa. Alguns rapidamente desistirão e partirão para outra empresa, mas os que se sentirem motivados e compartilharem a mesma visão buscarão agarrar a chance. Exemplos de estagiários que conseguiram virar sócios geralmente podem ser uma grande inspiração.
  • Dê um desafio ao contratado e permita que ele/ela desenvolva seu perfil empreendedor desde o início.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe