Blog

Mesmo com prazos apertados para uma tarefa, é preciso fazer intervalos

/

Todos já vivenciamos situações nas quais temos um prazo para concluir determinada tarefa e, muitas vezes, preterimos tudo, sem exceções, para que o prazo seja cumprido. Mas estudos mostram que uma pausa de 15 minutos em momentos específicos pode lhe ser muito útil.

É natural que você fique totalmente focado na tarefa ou no trabalho que está desenvolvendo quando o prazo para sua conclusão está apertado. Muitos não param para as refeições ou mesmo para ir ao banheiro. A ansiedade e a pressão para a conclusão da tarefa falam mais alto.

Porém, pesquisas têm mostrado que independentemente de quão engajados nós estivermos em uma determinada atividade, nosso cérebro inevitavelmente se cansa e nós nos tornamos mais vulneráveis a distrações.

Por isso, pausas esporádicas servem para recarregar as energias, melhorar o autocontrole e a tomada de decisão, aumentando também a produtividade. Nós precisamos adquirir o hábito de pausar antes que o estresse tome conta da situação.

Segundo Ron Friedman, estudioso do assunto, a sugestão é definirmos pausas de 15 minutos em momentos específicos do nosso calendário diário, seja de manhã, à tarde ou em qualquer período em que você esteja desenvolvendo suas atividades.

E você deve achar alguma atividade para fazer nesse tempo de pausa, como caminhar, se alongar, tomar um café com um colega de trabalho etc.

O importante é sair da frente do computador para relaxar e descansar a mente. E não vale apenas checar e-mails, whatsapp ou sua página no facebook. Será necessário de fato dar um tempo.

Muitos de nós já fazemos essa pausa intuitivamente. E os estudos mostram que tais paradas de relaxamento fazem com que você consiga organizar melhor as ideias e, com isso, executar as tarefas de maneira mais acertada.

A sensação de perda de tempo, já que uma parada de 15 minutos pode comprometer o seu prazo, é substituída pela produtividade e uma possível maior assertividade no desenvolvimento do trabalho.

O que você acha? Parece simples e de fato é. Não custa tentar…

Compartilhe