Blog

Reservar um tempo para refletir aumenta a produtividade

/

Um dos mais conhecidos problemas da falta de competitividade da indústria brasileira é sua pouca produtividade. As alegações citadas pelos pesquisadores do tema vão da pouca educação formal do nosso trabalhador à falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento pelas empresas, pouco foco na inovação, entre outros.

Um estudo sobre o assunto, desenvolvido por Francesca Gino da Harvard Business School e Bradley Staats da Universidade da Carolina do Norte, mostrou que a produtividade das pessoas pode aumentar (mais de 20%) se elas dedicarem os seus últimos 15 minutos diários para refletir e escrever sobre o que aprenderam durante o dia.

A experiência foi feita em um call-center de suporte técnico de uma empresa de terceirização de processos de negócios com sede em Bangalore, na Índia.

Segundo os pesquisadores, a reflexão tem efeitos benéficos no desempenho porque nos torna mais conscientes de onde estamos, nos dá informações sobre o nosso progresso, e nos dá a confiança que precisamos para realizar tarefas e metas.

Mas esta aparentemente simples tarefa (refletir) é, na verdade, algo difícil de executar. Isso porque temos a tendência de nos mantermos ocupados, já que isso gera a sensação de que estamos fazendo algo útil. Refletir, por outro lado, pode ter a conotação de não estar fazendo nada.

Os pesquisadores ainda alegam que as pessoas têm uma aversão ao ócio e isso é verdade para a maioria de nós. Eles sugerem que muitas das coisas que nós escolhemos fazer são apenas justificativas para nos manter ocupados.

Um exemplo citado e extremamente esclarecedor é o caso dos goleiros quando estão prestes a tentar pegar um pênalti. A estratégia estatisticamente comprovada em outro estudo e que leva a mais chances de pegar o pênalti é quando o goleiro não se mexe.

Porém, os goleiros, em sua maioria, não seguem esta regra, pois preferem acreditar no seu instinto e, ainda, querem ter a sensação de que estão agindo para realizar uma ação e não ficar parado esperando pela sorte da bola ir em sua direção.

Em resumo, as pessoas se sentem mais produtivas quando estão executando tarefas ao invés de quando elas estão planejando estas tarefas.
Especialmente quando estão sob pressão do tempo, as pessoas percebem que o planejamento é um desperdício de tempo, mesmo quando o planejamento realmente leva a um melhor desempenho. É contraditório, mas é um fato.

Então, fica a dica: através da reflexão podemos entender melhor nossas ações e nos prepararmos para aumentar a produtividade, bem como executar o que planejamos com mais assertividade.

Será que você consegue vencer este desafio?

Compartilhe