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Como criar um plano de negócios sem mistérios: parte 1


Para o empreendedor desenvolver um plano de negócios é importante entender o que essa ferramenta de gestão significa.

O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.

O seu desenvolvimento fica mais claro quando se analisa o processo empreendedor. Como o plano de negócios é muito utilizado por empreendedores que estão estruturando a criação de novos negócios, pode ser entendido como um guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades empresariais, no caso de empresas já estabelecidas.

O processo empreendedor resume as etapas que o empreendedor percorre desde o momento da ideia até a criação e gestão do negócio:

Ideia: Inicia-se com a ideia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para qualquer empreendimento.

Oportunidade: Em seguida, analisa-se a oportunidade, ou seja, procura-se entender se a ideia que você teve tem potencial de viabilidade econômica e tem clientes em potencial no mercado para consumir um produto ou serviço decorrente dessa ideia.

Plano de negócios: Com a oportunidade identificada parte-se para o desenvolvimento do plano de negócios. O plano de negócios concluído permitirá ao empreendedor identificar a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar o empreendimento.

Gestão: Após estas etapas iniciais parte-se para a gestão da empresa. Note que o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa.

O importante é o empreendedor planejar o processo de estruturação do seu negócio desde a análise das ideias iniciais para saber se são oportunidades, para então selecionar a melhor oportunidade, desenvolver o plano de negócios e, assim, dedicar-se à gestão da empresa.

Mas, por que planejar? Ao responder a esta pergunta o empreendedor deveria pensar no plano de negócios como uma ferramenta de auxílio no processo de planejamento e não como uma obrigação. Só há razão de se planejar algo caso esteja claro para o empreendedor aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo.

Negócios criados sem planejamento são empresas conhecidas como “estilo de vida” nas quais os empreendedores não têm visão clara de crescimento e de como será a empresa daqui a 5, 10, 20 anos.

Por isso, ao se estabelecer um objetivo de crescimento para um negócio, seja em relação à receita, lucro, número de clientes, participação de mercado etc., fica mais evidente a necessidade de se planejar cada passo que será dado para que o objetivo seja atingido.

O PROCESSO EMPREENDEDOR

O empreendedor provavelmente terá novas ideias, verá mais oportunidades e precisará fazer novos planos de negócios ou rever o atual.

Com o plano de negócios concluído, o empreendedor saberá quais os recursos precisará para criar o negócio e onde poderá obtê-los

O processo é cíclico. As ideias são analisadas para saber quais levam a oportunidades. Pode-se rever o conceito inicial

O empreendedor inicia o desenvolvimento do plano de negócios. É quando ele pode sentir necessidade de rever o conceito, a ideia, ou a oportunidade novamente

Na próxima coluna falarei do passo a passo para se construir um plano de negócios sem mistérios.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Plano de negócios, seu guia definitivo” 

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