Blog

Nova fase, nova empresa


Qualquer que seja a fase na qual a sua empresa se encontra, você precisará moldar seu modelo de gestão para adequar à realidade da organização. Em muitos casos, esta mudança ocorre organicamente e tanto o empreendedor como os funcionários não notam um momento brusco de interrupção do velho modelo e início do novo.

Em outros casos, porém, a mudança pode ser planejada e ter um momento pré-definido para acontecer. São os casos das reestruturações de processos de negócios, implantação de sistemas de gestão, qualidade total, ampliação da capacidade produtiva, contratação de novos funcionários com vistas à profissionalização da gestão etc.

Mas quando surgem oportunidades de negócios não previstas deve-se aproveitá-las e com isso haverá a necessidade até de repensar a empresa como um todo.

É o caso de vencer grandes concorrências, conquistar clientes importantes, fechar grandes contratos, comprar uma empresa, criar uma unidade de negócio etc., que mudarão (ou deveriam mudar) a estrutura e o porte da sua empresa da noite para o dia. Como empreendedor você deverá estar preparado para estes momentos, planejados ou não, e construir um novo modelo de empresa, que continuará a levar o seu negócio ao crescimento.

Não existe receita pronta para isso, mas o planejamento deve prever a quantidade de recursos que será alocada, as pessoas que serão realocadas para novas funções, novas contratações e eventuais descontinuidades, tais como corte de custos de áreas que não são mais prioritárias, dispensa de pessoal, entre outros.

Por isso que o empreendedor precisa ter ao seu lado uma equipe de gestão profissional, que sabe planejar e executar, pois assim poderá colocar em prática sua estratégia de negócio.

Empreendedores de sucesso sabem disso e sempre contam com gestores de confiança, que não aparecem tanto nas reportagens e estudos de caso de sucesso, mas são essenciais para fazer acontecer.

Em resumo, mesmo que a empresa esteja em nova fase as pessoas continuarão a ser o ativo mais importante do negócio e o empreendedor à frente de uma empresa que já tenha passado pelas fases iniciais de crescimento deverá usar sua experiência de líder para levar o negócio a um novo patamar, ainda mais alto.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe