Blog

Fazendo acontecer: ensinando empreendedorismo aos jovens

/

Empreender geralmente está relacionado à criação de negócios, apesar de o tema hoje ser utilizado como sinônimo de várias atividades relacionadas a ter iniciativa, ousadia, arriscar e buscar autonomia.

O ensino de empreendedorismo nunca esteve tão em evidência no Brasil e começa a se difundir além do ensino universitário, onde a maioria das faculdades e universidades oferece pelo menos uma disciplina que trata do tema.

Nos níveis fundamental e médio da educação de crianças e jovens, ainda há poucas iniciativas, mas que tendem a crescer nos próximos anos, considerando-se o que vem ocorrendo no ensino universitário.

Uma dessas iniciativas, que tem sido empreendida no estado de São Paulo, é o programa Fazendo Acontecer, voltado ao ensino de empreendedorismo para jovens do ensino médio.

O programa tem sido aplicado até o momento em 63 escolas de ensino médio integral do estado e deverá atender até julho de 2013 cerca de 5.000 alunos, de um universo de 20 mil estudantes nessas escolas.

O diferencial do Fazendo Acontecer é a inovação do método de ensino, que prioriza a prática e emprega muito ludismo. Os alunos são instigados, por meio de jogos e charadas, a resolver problemas a partir da intuição e do seu conhecimento tácito.

Depois são confrontados com a teoria e com os resultados ou soluções mais viáveis para os problemas.

Muitas vezes, seu pensamento estava no caminho certo, outras não. E essa colisão do certo e errado em uma única aula é promovida pelo professor, que serve mais como um moderador e instigador da curiosidade, que o dono da verdade.

Com isso, os alunos passam a despertar a curiosidade e querem saber as respostas “corretas”. Mas para chegar até lá precisam percorrer as charadas, jogos, dinâmicas etc. até ter acesso ao conteúdo da teoria. É uma inversão da maneira de ensinar e que tem mostrado um ótimo resultado.

Os alunos mostram-se mais interessados e querem aprender mais. A aula tradicional corresponde apenas a uma pequena parcela do tempo total dos encontros.

O desafio do programa é ganhar escala com qualidade e para isso foca na formação de professores do ensino médio para ensinar a disciplina.

Os encontros são semanais e atualmente são oferecidos como disciplina eletiva, mas a tendência é que o ensino de empreendedorismo ao público jovem torne-se cada vez mais presente nas escolas brasileiras.

Aos interessados em conhecer mais sobre o Fazendo Acontecer e saber como levá-lo à escola de seus filhos, no post mais recente de meu blog eu falo do tema, que tem sido aplicado, por enquanto, nas escolas públicas de ensino integral do estado de São Paulo.

Mas o objetivo é expandir sua aplicação não só em São Paulo e não só nas escolas públicas.

Compartilhe