Blog

Os desafios do empreendedor nunca acabam


Após a fase inicial tudo fica mais fácil no negócio próprio, correto? Longe de ser verdade, o desejo de calmaria no horizonte acaba por se mostrar apenas um sonho.

É fato que empresas bem geridas conseguem passar por fases de turbulência em melhores condições que suas rivais que não seguem os mesmos padrões de gestão. Porém, os desafios no mundo dos negócios são constantes e inúmeros.

Em cada fase do negócio haverá novos problemas e obstáculos a serem superados. O gráfico apresenta as fases típicas de uma empresa e os desafios de cada fase.

  1. Maravilha é um período cheio de incertezas relacionadas à sobrevivência da empresa. Mas o otimismo do empreendedor impera como nunca nesta fase.
  2. Na instabilidade (até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio) o grande desafio do empreendedor é provar que seu modelo de negócio funciona e que a empresa vai recuperar os recursos investidos e evitar tropeços e o fracasso.
  3. Na fase de crescimento acelerado, ou da explosão, o desafio será consolidar a marca no mercado e superar metas, elevar o faturamento e entrar em novos mercados. Nesta fase o crescimento é robusto e o empreendedor já construiu uma equipe de gestão sólida. É na Explosão que se criam os mitos e empresas que as pessoas passam a admirar.
  4. Na maturação, há geração significativa de caixa, mas o desafio será otimizar recursos, melhorar processos, diminuir custos e tentar prorrogar a posição nos mercados atuais e criar a inovação que fará a empresa ter mais longevidade.
  5. Caso a empresa não consiga ultrapassar o desafio da fase da maturidade (o de inovar e de se reinventar), infelizmente poderá ocorrer o final de sua história. Esta é a fase da quebra ou renascimento da maravilha. O empreendedor deve ficar atento aos sinais do negócio e do mercado para evitar a situação limítrofe da Quebra e promover o renascimento da nova empresa, o que geralmente pode ocorrer com uma nova geração de sucessores à frente do negócio.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe