14 de February, 2018

Todo empreendedor começa com menos dinheiro do que gostaria

É natural que você queira começar seu negócio com o montante de recursos completamente definido e sem precisar de mais nada, pois assim não terá problemas futuros. Mas será que na prática é o que ocorre? Infelizmente, não é bem assim…

Na verdade, os empreendedores nem sempre planejam de forma adequada o início dos negócios e estimam de forma precária a necessidade de recursos. O que ocorre é que a partir da abertura efetiva da empresa a realidade mostra-se bem diferente que o cenário teórico imaginado pelo empreendedor. E mesmo que alguns saibam disso, não esperam até conseguir todo o recurso, preferem antecipar-se com agilidade e colocar o negócio para funcionar a levantar 100% do dinheiro que imaginam ser o montante necessário.

O problema chave a se analisar aqui é o erro ou a falta de planejamento. Principalmente quando o empreendedor é menos experiente, ele imagina apenas cenários positivos para o negócio, esquece fatores como sazonalidade, falta de experiência no ramo, marca desconhecida, competição acirrada etc. e projeta receitas recorrentes mensais que não se mostrarão verdadeiras no início. Neste caso, é importante criar cenários alternativos, principalmente o que nenhum empreendedor gostaria de enfrentar, mas que não pode esquecer-se de considerar: o cenário em que as vendas não ocorrerão na velocidade imaginada. A partir daí, o empreendedor perceberá que precisará não só do recurso inicial, mas de um recurso extra para levar a empresa até o ponto de equilíbrio, quando a própria empresa gerará os recursos suficientes para manter as operações sem a necessidade de investimento externo.

E no caso do empreendedor ter planejado adequadamente o negócio, definido o montante necessário para fazer o negócio sair do papel, o que o ocorre não é muito diferente. Mesmo quando o empreendedor não obteve todo o recurso do qual precisa, ele se antecipa e cria o negócio na crença que conseguirá o dinheiro em etapas. Em tese o empreendedor não está errado, mas estará assumindo um risco calculado. Ele sabe que terá caixa para manter a empresa por alguns meses e neste período terá de encontrar alternativas para atrair mais dinheiro para o negócio.

Porque isso acontece? Porque os empreendedores têm apetite pelo risco? Ou porque os empreendedores não querem deixar a oportunidade passar? A resposta é um pouco de cada coisa. O cenário ideal, no qual o empreendedor define com clareza a necessidade de investimento do negócio e consegue este investimento, acontece com menos frequência. Por isso, mesmo que não tenha todo o recurso em mãos, pense se não vale a pena definir uma estratégia ousada e colocar o negócio para funcionar. Mas cuidado, pois se a estratégia não funcionar, você pode quebrar a empresa antes de saber se ela realmente tinha potencial.

Categorias: [ Estratégia ] [ Geral ] [ Negócios ]

1 Comentário

  1. Sabrina - 1 de March, 2018 @ 11:11 pm

    Esta questão sempre foi dificil para mim aceitar, mas lendo este artigo me ajudou muito.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore