5 de December, 2014

A destruição criativa e o empreendedorismo inovador contemporâneo

Muito se fala em inovação nos dias atuais e que as empresas brasileiras precisam praticá-la de maneira sistemática se quiserem competir em nível mundial. Mas o tema não é novo e o seu conceito foi muito bem enfatizado por Joseph Schumpeter há décadas.

Em seu livro de 1942, “Capitalismo, Socialismo e Democracia”, o economista americano de ascendência austríaca Joseph Schumpeter definiu o termo “destruição criativa” como um impulso fundamental para o motor do desenvolvimento econômico no mundo capitalista.

As inovações, geralmente trazidas ao mercado por meio de novos produtos e serviços, criam mudanças significativas e até proporcionam o surgimento de novos mercados.

Com isso, passa a ocorrer uma renovação da dinâmica capitalista, com a destruição de modelos de negócio e mercados anteriormente dominantes, que são substituídos pelo novo.

Em vários setores da economia isso tem sido constatado e, atualmente, essa proposição continua ainda mais vigente, haja vista a impressionante velocidade com que as mudanças ocorrem, regendo ou sendo regidas pelo surgimento das inovações.

Como exemplo, imagine o mundo atual sem as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, entre outros). Parece algo improvável, não? Agora, procure apostar no futuro dessas mesmas redes sociais e diga se ainda estarão existindo daqui a 10 anos.

Ou será que serão substituídas por novas aplicações e soluções que ainda não conhecemos? Essa é a essência da destruição criativa de Schumpeter, que move o ímpeto empreendedor do “fazer acontecer”.

O que os novos empreendedores ou aqueles já à frente de negócios precisam fazer hoje, que é diferente do passado, é colocar em prática suas ideias criativas de maneira rápida e buscar ganhar escala também rapidamente.

O desafio, então, não está apenas na destruição criativa, mas na velocidade de disseminação de um conceito, sempre buscando estar à frente dos concorrentes.

Por isso que negócios inovadores geralmente demandam muito capital, não só para a inovação em si, mas para sua inserção no mercado. Portanto, a parceria entre o empreendedor inovador e os meios de financiamento é crucial.

Essa barreira vem sendo transposta no Brasil aos poucos, com da criação de fundos públicos, principalmente ligados à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e, principalmente, com os fundos de capital de risco, que têm crescido no país.

Então, fica a dica: se você tem uma ideia inovadora, precisará se preparar para dialogar e negociar com os detentores do capital para transformá-la em sucesso. Por isso, não basta apenas ter uma grande ideia. Os desafios atuais vão muito além da destruição criativa!

Este texto foi publicado originalmente no site UOL Empreendedorismo.

Categorias: [ Comportamento ] [ Inovação. ] [ Negócios ]

2 Comentários

  1. João Paulo Longuinho - 10 de February, 2015 @ 8:50 am

    Ótimo artigo,olhando para a janela da frustração de vários empreendedores percebemos as suas palavras, o que faz a diferença hoje é a velocidade da implantação da ideia de negócio e o quão rápido ela ganha escala.

    Abraço!

  2. paula - 2 de March, 2016 @ 6:37 pm

    A velocidade da nossa tecnologia hoje nos deixa mais apto a executar tudo com mais rapidez e com mais conhecimento com ideias novas sempre.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore