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Um detalhe que faz as pessoas pagarem mais gorjetas em restaurantes

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No Brasil e em muitos países europeus, como a França, a gorjeta ou a taxa de serviço já vem discriminada na conta dos restaurantes, geralmente no valor de 10%. É uma taxa opcional, mas a maioria das pessoas paga.

Intrigado em verificar o que faria as pessoas pagarem gorjetas extras, além dos já tradicionais 10%, um pesquisador francês realizou um experimento inusitado que levou 46% dos clientes a deixarem gorjeta extra ao pagarem suas contas.

O pesquisador Nicolas Guéguen da Université de Bretagne Sud testou sua ideia em três restaurantes diferentes. Em cada um deles a conta era apresentada aos clientes sempre embaixo de um prato. Foram usados três pratos diferentes: um no formato de coração, outro no formato redondo e um último no formato quadrado.

Os clientes que receberam a conta no prato em formato de coração deixaram mais gorjetas do que os demais. Precisamente, deixaram gorjeta: 46,3% dos clientes que receberam a conta no prato em formato de coração; 31,2% dos clientes que receberam a conta no prato redondo; e 26,2% dos clientes que receberam a conta no prato quadrado.

Segundo o autor da pesquisa, publicada no Journal of Applied Social Psychology de agosto de 2013, um simples detalhe físico no ambiente, tal como o prato em formato de coração, faz as pessoas pensarem no amor, ativando seu altruísmo e o comportamento de ajudar o próximo.

Mas o interessante dessa pesquisa é entender como o ambiente e ações aparentemente simples podem induzir as pessoas a abrir a carteira e tornarem-se mais generosas. Claro que tudo isso só vai funcionar se a experiência tiver sido positiva, ou seja, se a comida e o serviço tiverem sido adequados na visão do cliente.

Fica a dica para os restaurantes brasileiros testarem essa ideia, caso ainda não a tenham feito. Porém, no Brasil, muitos restaurantes não distribuem a gorjeta de maneira igualitária aos garçons, o pessoal da cozinha e os gestores.

Aliás, há restaurantes que cobram os 10% ou mais apenas para incrementar o valor da receita do negócio, sem distribuir aos funcionários envolvidos com o serviço ao cliente. E isso faz com que muitos clientes se recusem a dar gorjeta, talvez até mesmo com o prato em formato de coração.

E você, deixaria uma gorjeta extra se a conta viesse no formato de coração ou não seria influenciado por isso?

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