Blog

Seja mais criativo não pensando no problema que quer resolver

/

Quem nunca se encontrou numa situação de resolução de problema e ficou matutando incansavelmente para chegar a uma solução criativa em tempo hábil? Isso é comum quando temos um prazo para concluir determinada tarefa. Mas focar o problema não é a solução.

Isso é o que recomenda uma equipe de pesquisadores liderada por Haiyang Yang, da escola de negócios Insead, de Cingapura. Para chegar a tal conclusão, eles realizaram vários experimentos com grupos de pessoas, comparando o pensamento consciente com o inconsciente.

Para exemplificar, em um experimento, entre as pessoas designadas para projetar um brinquedo para crianças, aqueles que estavam distraídos por três minutos para realizar uma tarefa chegaram a resultados mais inovadores.

Isso ocorreu ao se comparar com aqueles que passaram os três minutos planejando seus projetos. Este e outros resultados sugerem que o pensamento inconsciente pode ser mais eficaz do que o pensamento consciente na geração de ideias inovadoras.

Porém, se o tempo destinado para a realização da tarefa for estendido para cinco minutos, os pensadores conscientes (que planejam antecipadamente) passam a ser mais inovadores, ou seja, parece haver um limite para a eficácia do pensamento inconsciente.

É interessante notar que para uma duração muito curta, como um minuto, não há tanta vantagem assim para os pensadores inconscientes. Há vários estudos que estão tentando entender quando e como usar um ou outro tipo de pensamento para estimular a criatividade.

Os pesquisadores deste estudo alertam, no entanto, que os três minutos não são um tempo mágico. Eles acreditam que, dependendo do desafio ou da tarefa a ser executada, esse tempo possa ser maior. Mas há um tempo ótimo, no qual se consegue o máximo de ideias inovadoras.

Eles dizem que o comportamento inconsciente segue uma curva em U invertido, mas precisam de mais detalhes e outros experimentos para determinar quanto tempo se deve sugerir às pessoas em uma empresa para resolver determinado problema de maneira criativa com mais eficácia.

O fato é que em outros estudos, os três minutos aparecem como um marco importante para o pensamento criativo.

Em resumo, faça o teste você mesmo. Crie uma dinâmica com sua equipe e atribua um tempo máximo para que todos sugiram soluções a determinado problema. Mas, antes, divida a equipe em duas. Uma delas ficará com os três minutos como limite e, a outra, com cinco minutos.

Se o resultado do estudo se mostrar de fato uma tendência, a equipe com três minutos chegará a mais ideias inovadoras.

Esse dado pode ser útil daqui em diante, quando equipes de desenvolvimento de novos produtos, ou de criação de campanhas de marketing, por exemplo, precisarem se reunir para sugerir inovações à empresa.

Compartilhe