Blog

O momento certo de mudar

/

Se você começar um negócio de final de semana, não será raro surgir a vontade de dar um passo além.

Muitos empreendedores que se dedicam à iniciativa de final de semana sonham um dia ter a empresa em tempo integral como sua principal atividade, principalmente aqueles que trabalham como empregados durante a semana.

Para saber se sua iniciativa de final de semana pode ser expandida para tempo integral, você precisará analisar o potencial do negócio, sua estrutura, equipe etc. e a sua dedicação de tempo, bem como suas responsabilidades.

O teste a seguir pode ajudar, mas lembre-se que será necessária uma análise mais completa antes da decisão final. Preencha com Sim e Não cada afirmativa apresentada.

  1. Meu negócio tem uma carteira cativa de clientes que me garantem um faturamento mínimo mensal, o qual cobre todas as despesas fixas e variáveis e me rende um lucro de pelo menos 15% do faturamento.
  2. Meus funcionários são todos contratados há vários meses, eu confio neles e eles querem ter mais envolvimento no negócio.
  3. Eu tenho tempo para me dedicar à empresa em tempo integral, pois não estou envolvido com outros negócios ou como empregado.
  4. Minha família me apoia na decisão e todos estão cientes de que será necessário um comprometimento ainda maior com o negócio, sendo que nosso tempo livre, quando tivermos, será escasso (pelo menos no início).
  5. Eu fiz uma pesquisa com meus clientes e eles se mostraram animados com a ideia de poder comprar de minha empresa durante a semana. Em resumo, os clientes atuais aprovaram.
  6. Eu coloquei todos os custos e despesas em uma planilha e cheguei à conclusão de que vão aumentar significativamente. Mas eu tenho reservas e/ou alternativas de investimento para essa nova fase da empresa.
  7. Eu tenho vontade de crescer e fazer com que meu negócio se torne uma referência em seu setor. Isso me motiva a buscar desafios cada vez maiores.
  8. Eu estou disposto a trabalhar por pelo menos mais 2 anos até ver o novo ponto de equilíbrio da empresa, já que estou praticamente começando um novo negócio.
  9. Eu sei delegar e estou ciente de que não conseguirei controlar todas as atividades da empresa. Montarei uma equipe com responsáveis por atividades chave e me dedicarei cada vez mais à área estratégica da empresa.
  10. Eu não me vejo à frente de uma empresa de final de semana nos próximos 2 anos. Antes disso, quero ter um negócio em tempo integral.

As respostas SIM indicam o quanto você e sua empresa estão preparados para a mudança. As respostas NÃO indicam que talvez ainda seja cedo para mudar o status de final de semana para tempo integral. Qual a sua conclusão?

Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreenda nos finais de semana (e fique rico)”

Compartilhe