Blog

Nada é tão urgente

/

O estresse parece fazer parte da vida do empreendedor. O senso de urgência e a necessidade de se antecipar aos fatos fazem do empreendedor um sujeito extremamente ansioso e que não consegue se desligar, relaxar, deixar que a vida tome rumos não planejados.

Essa parece ser a regra que a maioria dos empreendedores segue de maneira inconsciente. Isso ocorre não só porque os empreendedores estão sempre pensando em colocar suas ideias em prática, mas também porque têm o receio de que se não ficarem atentos podem perder grandes oportunidades.

Há pessoas que empreendem por décadas à frente do negócio próprio e nunca tiram uma semana de descanso, pois acreditam que sua presença na empresa é indispensável, que precisam dar exemplo à equipe, ou mesmo porque gostam tanto do que fazem que para elas é um prazer imensurável ir trabalhar quase todo dia.

Mas será que isso é saudável? Recentemente, presenciei de perto uma situação que não é incomum. Um amigo empreendedor, após fazer um checkup de rotina com seu médico, recebeu a notícia que precisava de uma cirurgia às pressas.

O problema é que ele tinha vários compromissos agendados e que não poderiam ser alterados, pois os clientes já estavam avisados, as datas estavam combinadas, muita gente já estava mobilizada para os eventos que ocorreriam na próxima semana.

Porém, ao ouvir de seu médico que nada é tão urgente a não ser cuidar de sua saúde para garantir mais tempo de vida, suas prioridades rapidamente mudaram (na marra).

O empreendedor relatou que em poucas horas ele pareceria ter assistido a um filme completo de sua vida e de como o seu momento presente estava em desequilíbrio.

O excesso de dedicação ao negócio o levou a esquecer da vida pessoal, da saúde física e mental, dos momentos de lazer e de pensar em outras metas que não apenas as relacionadas aos negócios.

O susto passou, ele voltou a trabalhar alguns dias após a cirurgia e se fez uma promessa: além do próprio negócio também vai priorizar a sua vida, ou seja, compartilhar com a família, amigos e demais pessoas que estima momentos prazerosos e curtir um pouco o agora.

Muitos empreendedores precisam passar por momentos assim para acordar e perceber que o ato de empreender é um processo sem fim e que por mais que você conquiste uma meta ambiciosa, rapidamente novas surgirão.

Porém, se não houver uma interrupção no senso de urgência, a realização de fato nunca ocorrerá, pois de nada adianta cumprir metas de negócio se você não puder celebrar suas conquistas.

Por isso, é de extrema importância destinar tempo para os momentos de relaxamento e não se importar tanto quando os acontecimentos tomarem rumos caóticos. Esse é o desafio maior, pois nem sempre a foto do empreendedor bem sucedido da capa de revista reflete um ser humano feliz e em equilíbrio.

Compartilhe