Blog

Aumente sua criatividade ao tocar objetos usados por pessoas criativas


Desenvolver a criatividade ou permitir que ela de fato faça parte do seu dia a dia é um desejo compartilhado por muitas pessoas. O problema é que muita gente que não se sente criativa não consegue colocar em prática as dicas e rituais dos manuais de criatividade.

Para muitos de nós, seguir rituais, procedimentos ou mesmo dinâmicas, que têm o objetivo de estimular a criatividade, pode ser algo até maçante. Os mais céticos e racionais têm dificuldade de se soltar ou simplesmente não acreditam em tais mecanismos.

Porém, vários estudos recentes tentam encontrar caminhos menos complicados para estimular a criatividade das pessoas. Um desses trabalhos foi desenvolvido por Thomas Kramer da Universidade da Carolina do Sul e Lauren G. Block da City University de Nova York.

O que eles concluíram serve, no entanto, para as pessoas consideradas mais intuitivas. Ou seja, infelizmente, para os mais racionais os resultados não mostraram algo tão valioso.

Os participantes do estudo demonstraram maior criatividade após tocarem pedaços de papel que supostamente haviam sido tocados anteriormente por pessoas criativas. E também apresentaram menor criatividade quando tocaram papeis previamente tocados por pessoas menos criativas.

Aqueles que acreditavam ter tocado papeis previamente manuseados por criativos tiveram 67% a mais de soluções criativas para o uso de um clipe que os que acreditavam que os papeis foram tocados por pessoas menos criativas.

As conclusões do estudo sugerem que pessoas mais intuitivas podem ter desempenho melhor quando usarem, por exemplo, canetas e computadores previamente usados por colegas criativos ou considerados inteligentes.

Não é à toa que muitas empresas criam ambientes propícios ao estímulo da criatividade dos funcionários. O que poderiam fazer também é propiciar a visita frequente e talvez uma maior interatividade dos funcionários em geral aos ambientes de trabalho dos considerados criativos.

Existe uma magia poderosa, segundo os pesquisadores, dos objetos tocados ou usados previamente por sujeitos criativos, mas isso só funciona quando você acredita. Por isso no caso dos mais racionais e céticos dificilmente esse efeito traz resultados expressivos.

Fica então a dica. Quer ser mais criativo? Comece conhecendo o ambiente de trabalho de pessoas criativas que você conhece, toque os objetivos utilizados por elas, e sinta-se motivado para encontrar soluções aos problemas que enfrenta no seu dia a dia.

Será que funcionará com você? Não custa tentar…

Compartilhe