Blog

Equipes menores são mais rápidas; saiba montar os times da sua empresa

/

Uma tendência nas grandes empresas é a formação de grupos de trabalho com poucas pessoas para realizar um projeto. Isso tem levado pesquisadores a estudar maneiras mais eficazes de se otimizar tempo e recursos das organizações para que os processos sejam executados.

Já os empreendedores aprendem na prática que o trabalho em equipe é essencial para construir uma empresa duradoura, pois sozinho não se vai longe. Mas qual seria o tamanho ideal de uma equipe?

Tendo este desafio em mente, os pesquisadores Bradley R. Staats da Universidade da Carolina do Norte, Katherine L. Milkman de Wharton, e Craig R. Fox da UCLA, desenvolveram um estudo buscando chegar ao número ideal de uma equipe, tendo como principal objetivo a conclusão da tarefa de forma correta e no menor espaço de tempo, ou seja, avaliando apenas o quesito tempo.

Eles aplicaram o mesmo teste diversas vezes com equipes de duas pessoas e com mais componentes no time. O teste consistia em montar uma figura humana com 50 peças de Lego.

As equipes formadas por duas pessoas levaram em média 36 minutos para concluir a tarefa, enquanto equipes com quatro pessoas, por exemplo, levaram em média 52 minutos para concluir o mesmo desafio.

Apesar das restrições e limitações da pesquisa, os estudiosos concluíram ainda que as pessoas tendem a consistentemente subestimar o tempo adicional demandado por times maiores, devido a erros de previsões que crescem conforme os times também crescem.

Além disso, aumentar o tamanho de um time pode dificultar a coordenação, diminuir a motivação da equipe e aumentar os conflitos. De fato, se você já participou ou observou o mesmo trabalho sendo feito por equipes de tamanhos diferentes verá que os pesquisadores não estão errados.

Para quem está empreendendo o próprio negócio, na fase inicial da empresa é natural sonhar alto e buscar crescer cada vez mais rápido para levar sua empresa ao sucesso.

Conforme a empresa cresce, mais pessoas são contratadas e alocadas em funções específicas, bem como se envolvem em diversos projetos com outros funcionários.

Muitos gestores de projetos às vezes reclamam que não conseguirão entregar os resultados no tempo previsto por falta de pessoas no time. Como mostrou a pesquisa, nem sempre este é, de fato, o problema principal.

Equipes menores bem geridas podem obter resultados incríveis. Se você conseguir fazer sua empresa crescer mantendo a cultura de pequena empresa, em que as pessoas devem ter iniciativa para resolver tarefas com a ajuda de poucos outros integrantes, poderá otimizar os resultados do seu negócio no futuro.

O desafio aqui é criar processos de gestão que sejam aplicados e seguidos por todos e ter nas equipes pessoas com perfil empreendedor (iniciativa, autonomia, comprometimento, planejamento e cumprimento de metas, criatividade, realização etc.) para desempenhar todas as etapas de um projeto.

Pense nisso na próxima vez que tiver de alocar pessoas para a realização de um projeto ou mesmo tarefas de menor porte em sua empresa.

Compartilhe