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Empresas usam ‘pressão social’ das redes para atrair clientes

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Apesar de a ideia de usar a pressão para persuadir alguém a tomar determinada decisão ter uma conotação geral negativa, algumas empresas se inspiram na pressão coletiva ao lançarem novos produtos.

Não é novidade para os empreendedores que muitas pessoas tendem a seguir seus pares ao adquirir determinado produto ou serviço. A ideia de seguir padrões de pessoas da sua comunidade ou que pertençam ao seu grupo faz com que você se sinta inserido.

Do ponto de vista dos negócios, muitos empreendedores usam essa tendência ou comportamento para instigar mais pessoas.

Um exemplo típico citado pelo pesquisador Robyn Bolton, que estudou esse tema, é o da companhia de energia que apresenta os gráficos comparativos de consumo dos seus vizinhos para inspirá-lo (ou pressioná-lo) a consumir de maneira mais eficiente.

Aliás, essa tática poderia ser usada de maneira ampla nos condomínios de São Paulo que possuem controle interno do consumo de água. Seria uma maneira de incentivar mais pessoas a consumir menos água, algo de extrema importância nos dias atuais.

Outro exemplo é o caso de academias que resolvem oferecer aos usuários uma opção para medirem a si mesmos e se compararem com colegas e amigos, na esperança de que a competição os encorajará a se exercitar.

Mais um exemplo nessa mesma linha são os aplicativos usados por amantes de corrida que, ao praticarem seus treinos, podem comparar seu desempenho com o de pessoas de sua rede social. Com isso há um estimulo extra para melhorar seus próprios índices.

Em tempos de exposição maciça na mídia e de compartilhamento nas redes sociais, os empreendedores podem e devem capitalizar sobre as oportunidades de vender mais com base nessa tendência.

De maneira indireta, você acaba tendo pessoas praticando, mesmo sem saber, o papel de vendedores idôneos e que ajudarão seus produtos venderem mais rapidamente.

Por isso, na próxima vez que for lançar um produto ou mesmo reformular a estratégia de venda de produtos atuais, pense no poder da pressão exercida pelas pessoas de uma mesma comunidade e que fazem o potencial cliente consumir mais.

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