Blog

Dicas para abrir um negócio na área de alimentação

/

No mercado de franquias, o segmento de alimentação é um dos maiores e também é o que mais cresce a cada ano. Isso só é possível porque franqueados e franqueadores dividem as responsabilidades entre si.

Mas que características um empreendedor precisa ter para ser um franqueado bem sucedido neste ramo tão promissor?

É importante lembrar que, mesmo em uma franquia, um dos pontos fundamentais para o negócio dar certo é ter afinidade com a área.

O empresário precisa colocar a mão na massa –e muitas vezes isso significa ir para a cozinha e literalmente colocar a mão na massa.

Mesmo tendo uma equipe e colaboradores para realizar cada atividade, vale lembrar que o dono deste negócio tem de ter domínio de cada atividade para poder cobrir qualquer posição –desde caixa, atendente até o chapeiro.

Outro ponto fundamental é ser detalhista. Ao controlar o estoque, é fundamental saber dimensionar bem a quantidade de cada insumo.

Errar essa conta pode significar um investimento desnecessário que, ao se tornar um ato repetitivo, pode coloca em risco a saúde financeira do negócio.

Ser detalhista ajuda também na hora de controlar datas de validade dos alimentos e saber a forma correta de manuseá-los e guardá-los, evitando desperdícios e riscos à saúde dos clientes.

Afinal, as perdas em estoque por má gestão terão um impacto direto no resultado final do negócio.

Ser “louco” por limpeza e organização é outro requisito fundamental, para não correr risco desnecessário tanto na manipulação dos alimentos quanto na apresentação dos pratos para o cliente.

A equipe deverá utilizar uniforme apropriado e a vaidade, principalmente para as mulheres, tem de ficar do lado de fora da unidade.

Unhas esmaltadas, brincos e maquiagem e ficar mexendo nos cabelos –principalmente as mulheres– não combinam com o dia a dia de uma unidade de alimentação, seja a de um restaurante, café, lanchonete, sorveteria ou qualquer outro.

Outro ponto fundamental é ter disponibilidade para trabalhar aos fins de semana, já que esses costumam ser os dias de maior movimento, principalmente se a sua unidade estiver instalada em um shopping center.

Ter o empreendedor à frente do negócio nas horas de maior movimento faz toda a diferença tanto para o atendimento do cliente como para garantir a dinâmica de funcionamento de todo o processo.

Portanto, o empreendedor interessado no segmento de alimentação deve ter em mente que as características comportamentais (ser organizado e detalhista, gostar de processos, ter afinidade com a área, ter dedicação exclusiva ao negócio etc) falarão tão ou mais alto que as características técnicas do negócio.

As técnicas poderão ser aprendidas, mas dificilmente mudamos nosso jeito de ser e agir, não é mesmo? Pense nisso e sirva-se!

Compartilhe