Blog

Deixe seus funcionários tirarem uma soneca depois do almoço

/

Qual seria a agenda de trabalho ideal, que aumente a produtividade dos funcionários? Muitos líderes de equipes tentam estratégias as mais variadas para tirar o máximo de seu time. E fazer o pessoal dormir durante o expediente pode ser uma saída.

Segundo Christopher M. Barnes, se você quiser maximizar o desempenho ou a produtividade de seus funcionários, considere os ritmos circadianos (que envolve as 24h do nosso relógio biológico) ao definir atribuições, prazos e expectativas.

Ele argumenta que as tarefas mais importantes devem ser feitas quando as pessoas estão em picos de estado de alerta. Isso ocorre geralmente por volta do meio-dia e às 18h.

Já as atividades menos importantes devem ser agendadas quando o estado de alerta está menos evidente (logo no início do dia de trabalho e por volta das 15h).

Um erro aparente que muitos cometem, principalmente executivos e empreendedores em posição de liderança, é atribuir atividades rotineiras em excesso aos funcionários logo na parte da manhã, tais como enviar diversos e-mails sobre assuntos de toda natureza e prioridade.

Isso faz com que as tarefas mais importantes só sejam priorizadas ao longo do dia ou na parte da tarde, criando um efeito contrário ao desejado inicialmente, já que por volta das 15h a produtividade geralmente cai.

Barnes argumenta que, ao invés disso, você deveria permitir que sua equipe tirasse cochilos programados em torno das 15h. Esses cochilos podem ser uma boa maneira de regular a energia e aumentar a vigilância, levando ao aumento da performance.

Assim, os funcionários podem recarregar as energias em um momento que estão ainda se recuperando do pós-almoço, preparando-se para tarefas importantes que podem ser executadas em seguida, já que eles estarão novamente em alerta durante o próximo momento de alta de seus ritmos circadianos.

Naturalmente, isso talvez funcione para pessoas que trabalham em horários típicos das 8h às 18h, algo cada vez menos padronizado nos dias atuais. Há pessoas que trabalham à noite, em horários alternativos, de casa, em finais de semana, em turnos etc.

No caso dos empreendedores com equipes sendo criadas em startups, talvez seja difícil colocar tal ideia em prática, pois a dinâmica de tais negócios exige vigilância quase contínua.

Já dizia Peter Drucker, um dos principais autores da área de administração e gestão, que cada pessoa deveria se perguntar como e quando ela se sente mais produtiva. Alguns preferem se dedicar a tarefas mais críticas de manhã, outros à tarde, por exemplo.

Promover o casamento entre o trabalho e suas próprias percepções quanto à produtividade pessoal talvez deva envolver mais que regras de cochilos programados. Mas se tal empreitada for possível de implementar com suas equipes, por que não tentar?

Compartilhe