Blog

Como negociar salário em uma start-up

/

Quem não quer ganhar uma remuneração justa para o trabalho que desenvolve? Agora imagine conseguir tal objetivo em uma empresa que ainda está em fase inicial de desenvolvimento. O desafio demanda uma estratégia acertada e uma visão de futuro clara.

Todos merecemos uma remuneração adequada pelo trabalho que desenvolvemos. O problema é que muitas vezes a remuneração justa não se baseia apenas na média salarial praticada no mercado.

Não é raro haver muita subjetividade por parte do candidato ao emprego, levando em consideração sua experiência, suas expectativas de crescimento, ambição, objetivos de carreira etc.

Em empresas de médio e grande portes, o horizonte da boa remuneração parece mais claro do que em empresas iniciantes, uma vez que estas últimas geralmente possuem menos recursos para pagar de maneira competitiva os profissionais bem qualificados.

Por outro lado, não é raro, hoje em dia, encontrar mais e mais pessoas interessadas em trabalhar em empresas menores, em start-ups, simplesmente pelo fato de encontrarem nelas um ambiente geralmente mais acolhedor e com muita possibilidade de crescimento profissional.

A autonomia também é um fator determinante na escolha por trabalhar em empresas de menor porte, uma vez que você terá que tomar decisões rápidas e assumir responsabilidade por várias áreas da start-up, liderando equipes e projetos.

Mas a questão da remuneração justa sempre surge na discussão de uma entrevista de emprego, e isso não é diferente em empresas iniciantes.

Se você quer trabalhar neste ambiente mais leve, com regras ainda flexíveis e onde poderá interagir com praticamente todos os funcionários, cabe uma estratégia de negociação acertada para não ficar frustrado ou não ser aceito para a vaga.

Em primeiro lugar, nunca trate da questão remuneração no início da entrevista ou da conversa sobre a oportunidade de trabalho. Foque no que você poderá agregar ao time e ao negócio. Analise o que será seu papel e o interesse da empresa em você.

Deixe apenas para o final da conversa a questão salarial. E aí que você pode conseguir uma negociação interessante. Após a empresa falar quanto pode te pagar, você analisa e sugere uma contrapartida, se for o caso.

Além de um fixo, sugira remuneração variável complementar, contra cumprimento de metas e, principalmente, a possibilidade de ser tornar sócio da empresa ou ter opção de compra de ações da empresa em um futuro pré-acordado, mas a um preço por ação fechado agora.

Que tipo de profissional consegue se adequar a esse tipo de negociação? Com certeza, aqueles com espírito empreendedor e que querem crescer junto com o negócio.

Caso a start-up na qual você se interessou não esteja preparada para lhe oferecer uma proposta com tais características e você tenha sede de empreender em um negócio em formação, não desista da busca, pois a maioria tem praticado tais políticas para atrair e reter talentos empreendedores.

Ou, talvez, seja o caso de você montar a sua própria start-up e atrair outros talentos empreendedores para trabalhar com você, utilizando de uma estratégia que valorize a meritocracia.

Compartilhe