14 de October, 2013

Uma boa história ajuda a aumentar o preço de um produto

O que faria você pagar mais por um produto aparentemente sem grandes diferenciais e que pode ser encontrado em diversos locais? Por exemplo, uma torradeira, um par de tênis , uma réplica de um quadro? Parece estranho, mas as pessoas pagam, e muito mais do que se imagina, quando há uma história e um contexto que envolve a oferta dos produtos. Todo empreendedor deveria pensar em contar histórias sobre seus produtos, pois isso pode aumentar o interesse das pessoas e, assim, conseguir um preço de venda mais interessante para a empresa.

Definir o preço de um produto já não é uma tarefa simples há muito tempo. Os especialistas em marketing sabem que não basta apenas incluir uma margem sobre o custo do produto e colocá-lo à venda. Há que se analisar o preço praticado pela concorrência, a percepção de valor atribuída ao produto pelo potencial consumidor e o posicionamento que você quer dar ao produto no mercado e que muitas vezes decorre do posicionamento da empresa como um todo.

Uma maneira inusitada de aumentar o valor percebido por um produto pelo consumidor é contar uma história na qual o produto tenha papel importante, mas não necessariamente de protagonista, ou seja, não se trata de contar a história do produto em si. De acordo com Ty Montague, da Harvard Business Review, quem começou a pesquisar em detalhes tal efeito foi o colunista da New York Times Magazine, Rob Walker, em 2006. Os resultados foram tão inusitados que a pesquisa tomou corpo e levou à criação de um site e de um livro o assunto.

A questão que Walker queria responder era porque alguns produtos eram vendidos a preços muitas vezes maiores que o de outros produtos aparentemente similares. Para testar sua hipótese de que as pessoas valorizam mais o contexto e a história na qual os produtos estão inseridos e, por isso, topam pagar valores considerados exagerados para a maioria, lançou mão de uma estratégia simples. Ele comprou vários produtos de $1 a $4, inclusive em lojas de usados. Exemplos de produtos: uma banana de plástico, uma chave usada de quarto de hotel encontrada na rua por alguém, uma pequena maleta de madeira etc. Depois, ele pediu para escritores desconhecidos escrevem estórias nas quais tais produtos fossem citados. Em seguida, ele colocou os produtos à venda no ebay contextualizados pela estória criada para cada um.

O resultado foi impressionante. Em média, os produtos tiveram um aumento de 2700% no valor. A conclusão é simples, mas importante: contar uma história relevante e com significado para o consumidor pode ser uma estratégia extremamente valiosa e que aumentará o potencial de ganho de sua empresa, pois permitirá que pratique preços maiores para produtos aparentemente considerados simples commodities.

Este texto foi originalmente publicado no site UOL Empreendedorismo.

Categorias: [ Estratégia ] [ Marketing ] [ Negócios ]

3 Comentários

  1. Manoel Martins - 12 de November, 2013 @ 11:29 am

    muito interesante quando voce faze um diferencial no seu produto e isso que as pessoas estão querendo

  2. Lucas Mendes - 17 de November, 2013 @ 9:30 pm

    Simples e direito. Parabéns por este artigo. Há alguns dias que procuro conteúdo relacionado a este artigo e não encontro. Agora estou com minhas dúvidas esclarecidas. Sucesso para você.

    Tenho um site que também compartilha das mesmas informações que você:

    http://bit.ly/1ax8XWm

  3. Lucas Mendes - 19 de November, 2013 @ 2:00 pm

    Nossa, achei excelente este artigo publicado, você aborda o assunto como poucas pessoas conseguem abordar. As pessoas devem saber que o MMN funciona sim, mas depende do esforço de cada um. Parabéns pelo blog e continuarei acompanhando suas publicações.

    No meu site vocês também encontram algumas informações sobre o assunto, entrem e acompanhem.

    http://www.grandebim.com

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

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