1 de October, 2012

Sua ideia vale um negócio?

Muitas pessoas acreditam que o segredo do sucesso dos empreendedores decorre de uma ideia sensacional, aquela que ninguém pensou antes e que, por isso, o empreendedor conseguiu desenvolver uma empresa bem-sucedida. Mas isso é mito ou verdade?

É fato que empreendedores inovadores mudam os mercados e até criam novos nichos que não haviam sido identificados pela maioria. Mas esses empreendedores fazem parte de um grupo seleto no mundo todo.

O mantra dos negócios nos dias atuais é tratar a inovação como palavra-chave para que seja o centro das atenções do empreendedor. Com a inovação, você consegue se diferenciar da concorrência e, com isso, aumenta suas chances de fazer acontecer.

Mas como você pode saber se está criando algo inovador, se sua ideia vale a criação de um negócio, antes de colocá-la em prática? Esse é o dilema dos empreendedores que estão começando, pois é praticamente impossível prever se o que você está prestes a criar dará retorno certo.

O que se recomenda aos empreendedores é que busquem avaliar suas ideias com técnicas de análise de mercado e observação local onde se quer atuar para ver se a ideia que teve tem potencial de sucesso.

Transformar uma ideia em uma oportunidade é o desafio dos empreendedores e, caso você esteja pensando em criar uma empresa para atuar com venda ao consumidor final, por exemplo, você deveria se perguntar:

1) Minha ideia é atrativa o suficiente para que uma pessoa compre um produto ou serviço decorrente do que pensei?
2) Porque essa pessoa compraria esse produto ou serviço? Quanto estaria disposta a pagar?
3) Quais outras empresas já fazem algo parecido e como o mercado está estruturado? Qual o tamanho do mercado que quero atender (número de pessoas, volume de dinheiro que movimenta etc.)?

E como você responde a essas perguntas? Com muita pesquisa, conversa com os potenciais clientes, visitando e praticando a experiência de compra nos estabelecimentos concorrentes, fazendo e aplicando uma pesquisa de mercado estruturada.

Se você não sabe fazer uma pesquisa de mercado, pode contratar uma empresa para auxiliá-lo, o que às vezes inviabiliza o processo devido ao custo. Nesses casos, cabe buscar conhecimento em cursos, livros e na internet.

Há várias ferramentas e sites que disponibilizam instrumentos de pesquisa online a preços acessíveis. O importante é tentar saber se sua ideia vale um negócio antes de criar a empresa. Com isso você mensura melhor o risco e o potencial retorno de sua criatividade empreendedora.

É isso aí.

*Este texto é baseado na coluna publicada originalmente no site UOL Empreendedorismo.

Categorias: [ Comportamento ] [ Marketing ] [ Negócios ] [ PN ]

6 Comentários

  1. Fernando - 25 de February, 2013 @ 6:10 pm

    Econtrei o site plano de negócios
    numa pesquisa pelo Google, observei que oferecem cursos ministrados pelo Senhor, ao que parece existem três modalidades, sendo:

    gratis > aberto (todos terão acesso)
    pago > com exclusividade de acesso, porém tem um anuncio de curso virtual por R$ 241,00, pergunto este é aberto ou exclusivo?
    Já tenho um negócio em andamento, por isso não quero divulgar meu PN, existe a garantia do sigílo?
    Desculpe-me, pois não consegui enviar a pergunta por lá!

  2. cesar - 15 de March, 2013 @ 12:10 am

    ISSO É FATO, POIS OS EMPREENDEDORES ESTAO TODA HORA TENDO IDEIAS INOVADORAS

  3. CESAR - 20 de March, 2013 @ 10:27 am

    COM CERTEZA AS IDÉIAS VALEM UM NEGOCIO, POIS DE UMA IDÉIA INOVADORA PODE SE TORNAR UM GRANDE NEGOCIO NO FUTURO E TER VARIOS INVESTIMENTOS.

  4. jose - 8 de May, 2013 @ 11:46 am

    as grandes ideias foram a chave dos grandes negócios de hoje pois tem quer ser bem avaliadas e desenvolvidas para que tenha o sucesso promissor.

  5. Marcos Antônio - 15 de April, 2014 @ 4:50 pm

    Tudo se começa por uma grande idéia para se coloca um negócio.

  6. Pauliana santos silva - 14 de May, 2014 @ 4:58 pm

    Estou fazendo um trabalho acadêmico do curso de RH,e a matéria base é plano de negocio.
    A empresa escolhida foi a Boticário.Eu preciso criar um plano de negocio para essa empresa.Preciso de idéias.
    No aguardi!

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore