11 de December, 2018

Sonhe grande em 2019, mas construa o alicerce para a vitória

Faz parte do perfil dos empreendedores sonhar grande e vislumbrar um futuro maravilhoso para a empresa com realizações e muito sucesso. O problema é que apenas sonhar grande não vai ajudar o desenvolvimento do dia a dia do negócio. O empreendedor precisa transformar o sonho (algo intangível) em ações concretas que o ajudarão a colocar em prática suas ideias.

Toda empresa é construída aos poucos, tijolo por tijolo, desafio por desafio. A construção do alicerce que levará sua empresa à concretização de seu grande sonho (que pode ser um faturamento considerável, a liderança do mercado, a venda para grandes empresas etc.) precisa ser o foco dos primeiros anos, caso contrário o sonho não se concretizará. Mas quais seriam as bases deste alicerce? Alguns exemplos de ações que permitirão a você levar sua empresa em direção ao sonho:

1. Implemente um sistema de gestão no primeiro ano da empresa. Não deixe que a agitação do dia a dia atrapalhe a organização, pois isso levará sua empresa ao caos não controlado. Não tente, no entanto, iniciar o negócio com excesso de controle, a não ser que você já tenha experiência com o próprio negócio ou seja franqueado de alguma rede de franquias consolidada. O caos controlado ocorre quando os processos mais importantes do negócio ao poucos vão ficando claros e, com isso, você poderá gerenciá-los de maneira apropriada e no tempo certo. Não se frustre se muito do que planejou não sair a contento, pois toda empresa em fase inicial sofre dos mesmos sintomas.

2. Crie um sistema de metas e recompensas para a equipe. Isso fará que os funcionários entendam seu papel e busquem superar os desafios.

3. Mostre qual é o grande sonho, ou seja, aonde você, sua empresa e todos poderão chegar. Compartilhar o seu sonho com a equipe é uma maneira eficiente e transparente de conquistar seu comprometimento.

4. Desenvolva uma relação de cumplicidade com os fornecedores. Isso ajudará sua empresa a desenvolver ações mais ágeis quando necessário e ao desenvolvimento de uma parceria ganha-ganha, muito mais eficiente que apenas a relação comercial fornecedor-cliente.

5. Invista em clientes estratégicos que poderão trazer outros clientes. A indicação ainda é uma das maneiras mais eficientes para se conquistar clientes e fazer o negócio crescer.

Com o alicerce definido, sonhar grande pode se tornar um ótimo estímulo e deixar de ser apenas um momento de utopia da maioria dos empreendedores.

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Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

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