20 de April, 2016

Prepare-se para empreender, mas não deixe de fazer acontecer

Um paradoxo bastante conhecido e atribuído ao filósofo grego Sócrates aplica-se perfeitamente quando tentamos entender se nosso perfil se encaixa na descrição do empreendedor de sucesso.

Uma possível variação deste paradoxo pode ser descrita como “Quanto mais adquirimos conhecimento parece que mais distantes estamos de saber algo”.

A sensação que um indivíduo pode ter ao conhecer mais a respeito de si mesmo e entender o nível de suas habilidades empreendedoras pode levá-lo a imaginar estar à frente de um problema de difícil solução.

Muitos empreendedores tornam-se bem-sucedidos sem conhecer antecipadamente os problemas que enfrentariam. São os indivíduos que têm o “privilégio da ignorância” ou da falta de conhecimento e assim arriscam sem saber onde estão pisando.

Quando se conhece em detalhes o ambiente e a si e, ainda, quando se tem uma visão clara dos cenários prováveis para o negócio, o indivíduo pode incorrer no erro do excesso de confiança.

O fato é que conhecimento em quantidade nunca é demasiado, pois nunca saberemos tudo acerca de tudo. Sempre teremos que progredir.

Por isso que todos podem, em tese, desenvolver habilidades ao longo da vida, aperfeiçoar as que já possuem e constituir um alicerce forte o suficiente para enfrentar as tormentas do empreendedorismo.

Empreender é para todos e também pode ser para você. O importante é definir uma estratégia adequada para buscar os seus objetivos.

Não basta sonhar, mas o sonho é o início do processo, pois permite o surgimento de ideias, que podem ser transformadas em oportunidade pelo ato de empreender.

Em um momento turbulento como o que país tem vivenciado, muitos estão vendo no empreendedorismo do próprio negócio a única alternativa viável para construir algo de valor para si e aos seus.

No entanto, não se pode esquecer que apesar de ser bastante difundida a ideia de que grandes oportunidades surgem em momentos de crise, como o atual, o empreendedor precisa se preparar pessoalmente e profissionalmente antes de dar o primeiro passo.

Isso significa conhecer e colocar em prática suas habilidades comportamentais empreendedoras e ainda desenvolver, adquirir e colocar em prática seus conhecimentos de gestão.

Não é porque para muitos o próprio negócio se apresente como a única alternativa, que deve ser encarado apenas com motivação. Pelo contrário, sem preparo dificilmente o empreendedor conseguirá resultados.

Em resumo, antes de iniciar o seu próprio negócio, certifique-se de que está preparado para os desafios, que, com certeza, serão muitos e maiores do que você imagina. Mas empreender é isso: superar desafios e fazer acontecer.

Categorias: [ Comportamento ] [ Geral ] [ Negócios ]

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore