9 de August, 2016

Obtenha maior produtividade dos funcionários sem precisar aumentar os salários

Em momentos nos quais as empresas precisam de mais resultados, enxugar custos e aumentar a produtividade, o que muitos empresários fazem é dar incentivos aos funcionários, principalmente com aumentos de salário variável, bônus e prêmios. Mas há outros caminhos mais eficazes.

Em um experimento, metade dos estudantes universitários que foram contratados para realizar uma tarefa entediante e repetitiva – alimentar um banco de dados com informações bibliográficas – mostraram-se dispostos a sacrificar parte dos seus ganhos para aumentar as doações de seu empregador para a caridade (associações, ONGs etc).

O estudo foi realizado por Mirco Tonin e Michael Vlassopoulos da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Além disso, os pesquisadores identificaram que os incentivos sociais aumentam a produtividade média dos trabalhadores em 13%.

Segundo os pesquisadores, tais incentivos fazem com que os funcionários se identifiquem mais com o trabalho.

Naturalmente, deve haver um casamento entre os valores pessoais dos funcionários com os da empresa, ou seja, pessoas mais altruístas entendem que colaborar com entidades de caridade é algo positivo.

Isso implica em atrair para a empresa, desde o início, funcionários que pensam como os donos, desde que estes também sejam adeptos de ajudar ao próximo.

Já apenas usar incentivos sociais momentâneos como artifício para aumentar a produtividade pode ser até prejudicial, caso os funcionários entendam que se trata de uma estratégia deliberada que não visa de fato ajudar aos outros.

Nota-se, principalmente nos mais jovens, anseios de mudar o mundo, de buscar um local de trabalho mais harmônico e, principalmente, encontrar empregadores que tenham uma visão e valores compatíveis com os seus.

Muitos desses jovens inclusive têm se dedicado como nunca ao terceiro setor, pois buscam a felicidade no trabalho e a sensação de fazer algo que seja útil para si e para os demais como um mantra a ser seguido para a vida.

Paradoxalmente, no mundo corporativo o desafio das empresas mais bem estabelecidas é o de perpetuar seu domínio nos mercados onde atuam, e muitas o fazem de maneira predatória, sem medir consequências.

O empreendedorismo socialmente responsável pode ser o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, mas para isso os empreendedores precisam não só pensar grande, como pensar em distribuir a riqueza que conquistam. Quem faz isso afirma que é mais feliz.

Categorias: [ Comportamento ] [ Geral ] [ Inovação. ] [ Marketing ]

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 6ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 6ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª ed.
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore