9 de February, 2015

Escolha bem os primeiros funcionários de sua empresa

Todo empreendedor, após ter clareza do negócio que vai criar e decidir colocar em prática seu sonho, precisa montar a equipe inicial que dividirá com ele o desafio de tirar do papel a ideia de negócio.

Trata-se de uma atividade aparentemente simples, mas que pode definir o futuro do negócio. Se a equipe inicial não estiver em consonância com o que pensa o dono, o negócio tende a fracassar muito rapidamente.

Isso porque a cultura corporativa se molda a partir dos primeiros funcionários da empresa. E eles precisam estar em sintonia, acreditar no modelo de negócio, confiar uns nos outros, mostrar comprometimento e sede de crescer.

Não é raro que conflitos ocorram muito rapidamente em qualquer negócio. Para evitar que isso se torne rotina, as reuniões iniciais com todo o time e a discussão do modelo de negócio devem ser prioridade antes de qualquer análise de processos operacionais.

Aos funcionários precisa ficar claro qual é a estratégia da empresa e, mesmo que não concordem 100%, precisam se mostrar interessados em testar o modelo. Isso porque nenhum modelo conceitual ou estratégia é infalível e só se mostrará viável ou não após colocado em prática.

Em conversa com empreendedores que estão estruturando seus negócios observo que os dilemas iniciais de muitos deles são parecidos.

E por incrível que pareça convencer a equipe inicial e ter um time coeso e em consonância com o pensamento dos sócios é um desafio que se apresenta à maioria dos negócios em formação.

Um deles me disse claramente “O mais difícil é a venda interna”, ou seja, que vender para os clientes aparentemente é até mais simples que vender uma ideia para um time que não está em sintonia com os donos.

Conforme o negócio cresce, se este tipo de situação se perpetua, os desafios se tornam quase intransponíveis. As empresas perdem tempo e dinheiro em discussões internas e muitos negócios chegam a quebrar influenciados fortemente por tal situação.

O recado que fica aos empreendedores que estão estruturando um negócio agora é colocar metas para o time logo de início e sentir se estão realmente dispostos a tentar ir atrás.

Você deve ainda lembrá-los que todos estão no mesmo barco, que você e seus sócios acreditam no modelo e querem testá-lo, mesmo sabendo que podem errar.

Isso é o que fazem os grandes empreendedores. Não se prendem a premissas pré-concebidas ou modelos claramente testados.

Eles querem inovar e fugir do lugar comum. E, quando o fazem, correm riscos, contrariam o óbvio e, se a equipe não estiver em ressonância, pensando na mesma frequência, talvez seja melhor buscar novos integrantes para a fase inicial do negócio.

Este texto foi publicado originalmente no site UOL Empreendedorismo.

Categorias: [ Comportamento ] [ Estratégia ] [ Negócios ]

1 Comentário

  1. Jessica - 24 de March, 2015 @ 5:03 pm

    Prof

    Meu interesse de pesquisa é os desafios e comportamentos de jovens mulheres empreendedoras… o senhor teria algum material que pudesse me ajudar a embasar minha pesquisa, assim como alguma sugestao de teste para que eu possa identificar o perfil empreendedor de cada uma das participantes da minha pesquisa?

    Desde ja agradeco a atencao

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore